O trabalho coletivo e sua contribuição em um processo de ensino-aprendizagem sobre cálculos de porcentagem

Authors

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024006.id695

Keywords:

Trabalho coletivo, Teoria da Objetivação, Letramento, Porcentagem, Emancipação

Abstract

Neste trabalho, apresentamos a análise do processo de objetivação ao longo de um episódio alusivo ao arredondamento de valores que surge na resolução de um problema sobre porcentagem, em uma Atividade de Ensino-Aprendizagem (AEA) voltada para a Educação Financeira. Esta análise é parte de uma pesquisa doutoral que aborda o conhecimento matemático na perspectiva do Letramento em Educação Financeira, para isso, respalda-se teórico-metodologicamente na Teoria da Objetivação, de Luis Radford, e no letramento ideológico de Brian Street. A pesquisa foi realizada com 16 alunos do curso de licenciatura em Matemática e se configura metodologicamente na perspectiva da análise multimodal, com observação participante, transcrição e interpretação dos dados, considerando as formas de expressão multissemiótica do pensamento: falas, gestos, registros escritos etc., captados em vídeo e áudio. A atuação do professor no labor conjunto contribuiu para a continuidade do processo de compreensão em desenvolvimento na prática colaborativa de respeito e cuidado com o outro, como processo de formação emancipadora.

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Author Biographies

Francisco Ronald Feitosa Moraes, Universidade Regional do Cariri

Doutorando em Ensino de Ciência e Matemática (PPGECM) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de Educação Matemática na Universidade Regional do Cariri (URCA), Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. Av. Leão Sampaio, 107, Lagoa Seca, Juazeiro do Norte - CE, CEP: 63041-145.

Claudianny Amorim Noronha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora associada do Departamento de Prática Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Centro de Educação, Campus Universitário UFRN - Lagoa Nova, CEP 59.072-970, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Silene Cerdeira Silvino da Silva, Universidade Regional do Cariri

Doutoranda em Educação (PPGEd) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil. Rua Francisco Bezerra, 412, Muriti, Crato, Ceará, Brasil, CEP: 63133-185.

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Published

2024-12-26
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How to Cite

MORAES, Francisco Ronald Feitosa; NORONHA, Claudianny Amorim; SILVA, Silene Cerdeira Silvino da. O trabalho coletivo e sua contribuição em um processo de ensino-aprendizagem sobre cálculos de porcentagem. REMATEC, Belém, vol. 19, no. 50, p. e2024006, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024006.id695. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/695. Acesso em: 1 may. 2025.