O trabalho coletivo e sua contribuição em um processo de ensino-aprendizagem sobre cálculos de porcentagem
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024006.id695Palavras-chave:
Trabalho coletivo, Teoria da Objetivação, Letramento, Porcentagem, EmancipaçãoResumo
Neste trabalho, apresentamos a análise do processo de objetivação ao longo de um episódio alusivo ao arredondamento de valores que surge na resolução de um problema sobre porcentagem, em uma Atividade de Ensino-Aprendizagem (AEA) voltada para a Educação Financeira. Esta análise é parte de uma pesquisa doutoral que aborda o conhecimento matemático na perspectiva do Letramento em Educação Financeira, para isso, respalda-se teórico-metodologicamente na Teoria da Objetivação, de Luis Radford, e no letramento ideológico de Brian Street. A pesquisa foi realizada com 16 alunos do curso de licenciatura em Matemática e se configura metodologicamente na perspectiva da análise multimodal, com observação participante, transcrição e interpretação dos dados, considerando as formas de expressão multissemiótica do pensamento: falas, gestos, registros escritos etc., captados em vídeo e áudio. A atuação do professor no labor conjunto contribuiu para a continuidade do processo de compreensão em desenvolvimento na prática colaborativa de respeito e cuidado com o outro, como processo de formação emancipadora.
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