Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares
Palabras clave:
formação de professores que ensinam matemática, matemática e ensino, cadernos escolaresResumen
Este estudo tem por finalidade analisar possibilidades de pesquisa relativas à matemática presente na formação de professores e aquela ensinada pelo professor em sua atividade profissional de docência. Para tal, estabelece quatro objetivos: apresentar uma síntese de recentes estudos sobre os saberes envolvidos na formação de professores; caracterizar os saberes de formação dos professores que ensinam matemática; explicitar um ferramental teórico-metodológico para as pesquisas sobre a constituição dos saberes de formação do professor de matemática; destacar a importância do uso de cadernos com aulas de matemática como documentos para essas pesquisas. Que matemática para a formação do professor que ensina matemática? Tal é a interrogação que envolve finalidade e objetivos do texto. Dentre as conclusões do estudo tem-se que cadernos com aulas de matemática poderão revelar as dinâmicas complexas que envolvem as relações que os professores mantêm como a sua matemática de formação e aquela utilizada em seu ofício profissional.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
- Visualizações do Artigo 167
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 55