Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares

Autores/as

  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo

Palabras clave:

formação de professores que ensinam matemática, matemática e ensino, cadernos escolares

Resumen

Este estudo tem por finalidade analisar possibilidades de pesquisa relativas à matemática presente na formação de professores e aquela ensinada pelo professor em sua atividade profissional de docência. Para tal, estabelece quatro objetivos: apresentar uma síntese de recentes estudos sobre os saberes envolvidos na formação de professores; caracterizar os saberes de formação dos professores que ensinam matemática; explicitar um ferramental teórico-metodológico para as pesquisas sobre a constituição dos saberes de formação do professor de matemática; destacar a importância do uso de cadernos com aulas de matemática como documentos para essas pesquisas. Que matemática para a formação do professor que ensina matemática? Tal é a interrogação que envolve finalidade e objetivos do texto. Dentre as conclusões do estudo tem-se que cadernos com aulas de matemática poderão revelar as dinâmicas complexas que envolvem as relações que os professores mantêm como a sua matemática de formação e aquela utilizada em seu ofício profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2016-12-23
Métricas
  • Visualizações do Artigo 167
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 55

Cómo citar

RODRIGUES VALENTE, Wagner. Relações entre a formação e a docência em M atemática: Perspectivas de análise com o uso de cadernos escolares. REMATEC, Belém, vol. 11, n.º 23, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/261. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos