Editorial
Palavras-chave:
EditorialResumo
O tema dos experts é antigo e é novo. É antigo pois desde o século XIV, como indicam Porret; Brandli; Lozat (2013), a palavra designa um indivíduo versado num conhecimento concreto, oriundo da prática da observação, da análise e de seu poder de investigação material. Expert é um especialista técnico que resolve problemas práticos. De outra parte, o historiador Peter Burke (2016) informa que o termo expert surgiu na Grã-Bretanha, em 1825. A palavra deu nome a um novo ofício, contratado por governos, de assessoria especializada para a resolução de problemas práticos como saneamento, planejamento urbano ou administração das contas públicas. Questões ligadas ao crescimento das cidades.
Downloads
Métricas
Referências
Bertini, L. F.; Morais, R. S.; Valente, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar – novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física Editorial, 2017.
Burke, P. (2016) O que é história do conhecimento? 1 ed. São Paulo: Editora Unesp.
Hofstetter, R. et al. (2017). Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação – A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). Trad. M. D. G. e W. R. V. In: Hofstetter, R., & Valente, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. Editora Livraria da Física, (Coleção Contextos da Ciência), São Paulo, p. 55-112.
Latour, B. (2000) Ciência em Ação – como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora da UNESP.
Porret, M., & Brandli, F., & Lozat, M. (2013) Fabriquer des savoirs. Introduction. La Fabrique des savoirs. Figures et pratiques d'experts. Genève: Georg, p. 9-24.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 299
- PDF downloads: 32