TESTES ADAPTATIVOS E OS NÍVEIS DISTINTOS DE COMPREENSÃO PARA TABELAS E GRÁFICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palabras clave:
Ensino e Aprendizagem, Estatística, Testes AdaptativosResumen
Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de um banco de questões que compõe os testes adaptativos de uma sequência didática eletrônica elaborada para os anos finais do Ensino Fundamental. A sequência didática eletrônica integra conceitos estatísticos com o tema transversal Meio Ambiente e está implementada no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA). O Siena é uma plataforma de ensino que foi desenvolvida em parceria entre o Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e o Grupo de Tecnologias Educativas da Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife, Espanha. Neste artigo pretende-se promover a discussão de conceitos e procedimentos didáticos que favoreçam o desenvolvimento dos níveis de compreensão, descritos por Curcio (1989), para gráficos e tabelas. Após a aplicação dos testes adaptativos, em uma amostra de 33 alunos que estavam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre/RS, evidenciou-se que o Siena mostrou-se eficiente, neste experimento, contribuindo para a identificação dos níveis de compreensão que podem ser aplicados para gráficos e tabelas. Observou-se através do desempenho dos alunos fornecido pelo banco de dados do Siena a presença de três níveis de compreensão para gráficos e tabelas: ler os dados, ler dentro dos dados e ler mais além dos dados.
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Citas
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