História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023005.id510Palabras clave:
Alianças, História da Matemática, Tecnologias Digitais, Tendência em Educação Matemática, PráticasResumen
Ao longo dos anos, várias pesquisas no âmbito da educação matemática vêm se configurando como tendências em prol do fomento da área. Dentre tais estão a História da Matemática (HM) e as Tecnologias Digitais (TD). Estas, por sua vez, atestam argumentos favoráveis e questionadores ao uso em sala de aula, de modo a delinear caminhos que se aliem a produção de conhecimento alvitrado pela arte de ensinar e aprender matemática. Tomando como postas as contribuições de ambas as tendências, emergem as indagações: seria possível alia-las em prol da educação matemática? Surgiria assim uma nova tendência? Tendo em vista esses questionamentos, surge a proposta de aliança entre HM e TD, tema central do presente artigo que almeja apresentar ao leitor a constituição deste campo, incluindo o delineio da aliança, breve história, elementos norteadores, fundamentos, produtos gerados e atividades práticas, de modo a exemplificar sua implementação, bem como, discutir sobre desdobramentos futuros.
Descargas
Métricas
Citas
BORBA, Marcelo de Carvalho. Coletivos seres-humanos-com-mídias e a produção do conhecimento matemático. In: I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, 2002, Curitiba. I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática, 2001. v. 1. p. 135-146. Disponível em: http://www1.rc.unesp.br/gpimem/downloads/artigos/borba/borbacoletivos-seres-humanos-com-midias.pdf. Acesso em: 12 nov. 2022.
BORBA, Marcelo de Carvalho. Tendências em educação matemática. Grupo Autêntica, 2022. Disponível em: https://grupoautentica.com.br/autentica/colecoes/16. Aceso em: 07 mai. 2022.
BORBA, M. C.; DA SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Quatro fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. In: ______. Fases das tecnologias digitais Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autentica, 2014. p. 17- 46.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 5 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BORBA, Marcelo; SOUTO, Daise Lago Pereira; CANEDO JÚNIOR, Neil da Rocha. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. v. 1.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 09 jun. de 2023.
Gomes, Anna Beatriz de Andrade; Sousa, Giselle Costa de. Timetoast Timeline como proposta para linha do tempo interativa e uso em Educação Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, p. 626- 640, 2021.
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5040 DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5040
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
JUSTINO JÚNIOR, Pedro. Ensino e aprendizagem de Geometria na perspectiva da teoria de objetivação. Orientador: Bernadete Barbosa Morey. 2022. 156f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50127. Acesso em 09 jun. 2023.
MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. Natal: Flecha do tempo, 2006.
MIGUEL, Antonio; MIORIM, Ângela Miorim. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 3ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
OLIVEIRA, José Damião Souza de. A Geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750-1800) em atividades com GeoGebra. 2014. 222f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
RADFORD, Luis. (2021). Aspectos conceituais e práticos da teoria da objetivação. In: V. Moretti & L. Radford (Eds.), Pensamento algébrico nos anos iniciais: Diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural (pp. 35-56). São Paulo: Livraria da Física.
ROQUE, Tatiana. A História da Matemática: uma visão crítica. Desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
TENDÊNCIA. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/tendencia/. Aceso em: 07 mai. 2022.
TIKHOMIROV, O. K. The psychological consequences of computarization, The Concept of Activity in Soviet Psychology, J. V. Wertsch, ed., M.E. Sharpe Inc., New York, pp. 256-278, 1981.
SAITO, Fumikasu. “Continuidade” e “descontinuidade”: o processo da construção do conhecimento científico na História da Ciência. Educação e Contemporaneidade. Revista da FAEEBA, v. 22 n. 39, p. 83-194, 2013. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v22.n39.338
SAITO, Fumikasu. História da Matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Ed. Livraria da Física; SBHMat, 2015.
SAITO, Fumikasu. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, v. 3, n. 1, p.03-19, 2016. DOI: https://doi.org/10.18800/9786123172015.015
SOUSA, Giselle Costa de. Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2020.
SOUSA, Giselle Costa de. Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 16, p. 140-159, 2021.
https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310 DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310
SOUSA, Giselle Costa de. Aliança entre história da matemática e tecnologias digitais na educação matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2023.
SOUSA, Giselle Costa; OLIVEIRA, José Damião Souza de. Levantamento e análise: trabalhos de educação matemática que relacionam história da matemática e o uso de softwares. 2012. In: 24ª SEMAT da UFRN.
SOUZA, Francisco Neto Lima de. Um estudo sobre as relações entre os lados e ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamenos à formação do professor de matemática. 2022 170f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Descargas
Publicado
- Visualizações do Artigo 914
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 826