Poliedros de Platão e Relação de Euler numa abordagem utilizando a História da Matemática
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p150-168.id522Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, Modelo dos Campos Semânticos, Ensino fundamentalResumo
Este artigo versa sobre uma pesquisa de mestrado desenvolvida pelas autoras no ano de 2020 e 2021 no cenário do ensino híbrido devido a COVID-19. A pesquisa busca investigar os significados produzidos por alunos do 8° ano do ensino fundamental diante de uma abordagem pedagógica relacionada a História da Matemática no estudo de Poliedros de Platão e da Relação de Euler. O solo epistemológico é constituído pelo Modelo dos Campos Semânticos (MCS), segundo Romulo Lins, junto com a historiografia da matemática como vertente metodológica no ensino da matemática. Durante a prática pedagógica os alunos puderam ter uma visão de criação humana desses objetos matemáticos, pois fugimos da abordagem dita convencional, isto é, de trabalhar uma matemática a partir de resultados a serem memorizados e aplicados. Em vez disso, viabilizamos uma visão sobre como o conteúdo foi desenvolvido no passado por diversas pessoas e momentos, considerando a história como promotora de atitudes e de valores.
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