Ensino de Matemática e a Robótica Educacional: uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica
Palavras-chave:
Robótica Educacional, Ensino de Matemática, Informática Educacional, Tecnologias EducacionaisResumo
Este artigo apresenta resultados iniciais de pesquisas realizadas - envolvendo recursos computacionais - mais especificamente, no campo da robótica educacional. O desenvolvimento inicial do estudo, teve como objetivo central a elaboração, planejamento e execução de métodos de ensino envolvendo conceitos matemáticos e suas relações com a robótica educacional, por meio de adaptações de aprendizagens. Os encaminhamentos da investigação, realizada entre os anos de 2014 e 2015, em uma Escola da Educação Básica, no Município de Santarém/PA, contou com a participação de 17 alunos e uma professora da rede pública de ensino, do 9º ano, ensino fundamental maior. A organização teórica e metodológica desta pesquisa foi pautada em princípios advindos da Teoria da Atividade e da pesquisa exploratória, com forte ênfase em processos investigatórios. A etapa realizada na escola foi antecedida pela organização de um conjunto de atividades - desenvolvidas com o suporte da robótica educacional e focadas em aprendizagens de conceitos matemáticos no ensino fundamental - produzidas no Laboratório de Robótica Educacional Aplicado à Educação Matemática – LRE/EDUMAT, vinculado a UFOPA. Os resultados da pesquisa apontam a elaboração inicial de cenários de atividades e procedimentos instrumentais, visando a efetivação de ações relativas a procedimentos educacionais realizadas com robôs. Somados a esse aspecto, o exercício cognitivo de habilidades e competências relacionais e articuladas com aspectos curriculares, promoveu aos envolvidos o despertar do trabalho colaborativo e o estimulo, por parte dos integrantes, em relação à pesquisa, caracterizando assim, um ambiente propicio para o desenvolvimento de uma ação pedagógica, tendo como foco possível a problematização e investigação de situações didáticas.
Downloads
Métricas
Referências
M. A. Almeida, Possibilidades da robótica educacional para a educação matemática. 2012. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/363-4.pdf, mar. 2013.
R. N. Carvalho, Ensino de Matemática através da Robótica. Dissertação de Mestrado, UNIR, Fevereiro de 2013.
N. Duarte, A escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da psicologia histórico-cultural. Psicologia USP, 7(1-2), páginas 17–50, 1996.
Y. Engeström, Learning by expanding: an activity-theoretical approach to developmental research,. Helsinki, Orienta-Konsultit Oy, 1987.
Y. Engeström, Expansive Learning at Work: Toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work, 14(1), páginas 133–156, 2001.
C. A. Fagundes et al. Aprendendo matemática com Robótica. RENOTE, 3(2), 2005.
V. Kaptelinin; B. A. Nardi, Acting with technology: activity theory and interaction design.MIT Press, Massachussets. 2006.
A. N. Leontyev, Activity and Consciousness. Pacifica, CA, Marxists Internet Archive, 2009.
J. R. Mafra, Adaptação estrutural de um dispositivo robótico educacional. Projeto de pesquisa apresentado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPq, Santarém, 2013.
R. M. Murray, Z. Li; S. S. Sastry. A Mathematical Introduction to Robotic Manipulation. CRC Press, Florida, 1994.
M. K. Oliveira, Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico,
ed., Scipione, São Paulo, 1999.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 250
- PDF downloads: 339