Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Matemática: saber escolar e formas distintas de produção do conhecimento matemático
Palavras-chave:
Multiculturalismo, Educação Matemática, Pedagogia Histórico-crítica, Matemática EscolarResumo
A partir da transcrição de um trecho do filme “O dia em que a terra parou”(2008) este artigo apresenta algumas considerações segundo os quais o saber escolar retrata parte das formas mais complexas de conhecimento atingido no atual estágio de desenvolvimento da história social humana. Como tal, defende que a relação entre o saber escolar e as formas distintas de manifestação do conhecimento em práticas sociais diversas, é uma relação entre o mais complexo (o saber escolar) frente ao menos complexo (o saber resultante das práticas sociais em contextos sociais diversos). Diante disto, emerge-se uma instigante questão em face ao debate cultural na Educação Matemática: o acesso ao saber mais complexo é um empecilho ao desenvolvimento “espontâneo”, “natural” até então atingido pelo menos complexo? Este artigo entende que não.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 450
- PDF downloads: 502