HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA: A FABRICAÇÃO DE UM CORPO PROPORCIONAL
Palavras-chave:
História da matemática, História da educação matemática, Proporção, ImagemResumo
O propósito deste artigo é apresentar um estudo sobre como o corpo humano é proporcionalmente representado, considerando o tratado De Prospectiva Pingendi de Piero dela Francesca, e os Quatro livros das proporções humanas de Albrecht Dürer. Baseia-se num modo de se fazer história com relação às práticas sociais, analisando como elas engendram domínios de saber e definem objetos de ensino. Harmonia, proporção, distância, volume, foram enunciados e conceitualizados por uma prática discursiva, e também inseridos em teorias. Sugere-se, enfim, que uma história do ensino da matemática poderia ser deslocada para além dos muros da escola, para investigar, no tecido da história, as dinâmicas culturais que ascenderam certos saberes, tornando-os objetos de ensino e transferindo-os de outros territórios para a educação matemática.
Downloads
Métricas
Referências
LONGUI, R. Piero della Francesca. São Paulo, Cosac Naify, 2007.
RITTO. I. Albretch Dürer: Um pioneiro da antropometria. In: TAVARES, C. A. (org.) Representações do corpo na ciência e na arte. Lisboa: Fim de Século- Edições, Sociedade Unipessoal, 2012.
SANT’ANNA, D. B. (Org.). Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995. STRAUSS, W. L. (Ed.). The human figure by Albrecth Dürer. The complete Dresden Sketchbook. New York: Dove Publications, 1972.
VARGAS, M. História da matematização da natureza. Estudos Avançados, 10 (28), 1996, p. 249-276.
VITRÚVIO. Tratado de Arquitetura. São Paulo: Editora Martins, 2007.
ZERNER. H. O olhar dos artistas. In: CORBIN, A. História do Corpo, vol. 2 Da Revolução à Grande Guerra, Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 115
- PDF downloads: 59