Intervenção pedagógica no ensino de estatística no ensino médio usando Resolução de Problemas com dados pandêmicos

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024021.id624

Palavras-chave:

Educação Matemática, Aprendizagem de Estatística, Resolução de Problemas, Ensino Médio, Pandemia de Covid-19

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado sobre uma intervenção pedagógica no ensino de Estatística Básica em uma turma do 2º Ano do Ensino Médio de uma escola pública. Utilizando uma apostila específica e a metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação baseada na Resolução de Problemas, as atividades seguiram dez etapas, incluindo leitura, discussão em grupo e resolução de problemas. O objetivo foi analisar o desempenho dos estudantes por meio de registros audiovisuais e escritos. Focando em dados da Covid-19, a intervenção permitiu discussões críticas e interpretativas dos dados estatísticos. As atividades culminaram em debates coletivos e consenso sobre os conceitos aprendidos. Documentada por meio de fotos e gravações, a prática pedagógica mostrou-se eficaz em estimular o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento matemático.

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Biografia do Autor

Roberto Lucio Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

É Mestre em Ensino de Matemática, Ciências Naturais e Suas Tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT (2022 - 2024). Possui Especialização em Educação Matemática pelo Instituto Cuiabano de Educação - ICE (2005). Possui Especialização em EAD - Formação de Orientadores Acadêmicos para a Modalidade a Distância pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2008). Possui Graduação em Matemática pelo Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG (2003). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2004). De 1991 à 1994 e 1997 à 2004 atuou como professor no magistério nas séries inicias do Ensino Fundamental na Escola Municipal "São Judas Tadeu" e também como professor interino de Matemática na extensão da Escola Estadual "Francisco Salazar" na Comunidade São José, Mirassolzinho, Jauru-MT. Em 1995 e 1996 atuou como professor do magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal "Lourdes Maria de Lima" e também como professor de Matemática na Escola Estadual "Deputado João Evaristo Curvo" em Jauru-MT. Em 2001 começou atuar na Educação a Distância sendo aluno do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEMAT (2001 - 2004). De 2005 à 2008, atuou como Coordenador Administrativo do Núcleo Pedagógico de Jauru - CEAD/UNEMAT, no Curso de Licenciatura em Pedagogia ofertado pela UNEMAT. Em 2007, se tornou professor efetivo na rede pública estadual de Mato Grosso, como professor de Matemática na Educação Básica da E. E. "Deputado João Evaristo Curvo", atuando preferencialmente nas séries finais da Ensino Fundamental e nas séries do Ensino Médio.Desde 2007, atua como professor efetivo de MATEMÁTICA nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da E. E. "Deputado João Evaristo Curvo" de Jauru-MT.De 2009 à 2012, Atuou como Coordenador do Pólo UAB de Jauru. De 2013 à 2016, atuou como professor de Pedagogia, nas séries iniciais - 5 Ano / 4 Série do Ensino Fundamental na E.M. "Lourdes Maria de Lima" e professor de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Escola Estadual "Deputado João Evaristo Curvo" em Jauru-MT. Desde 2017 atua como colaborador na EAD no Pólo UAB de Jauru.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas. 

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Publicado

2024-07-17
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Como Citar

FERREIRA, Roberto Lucio; LOPES, Thiago Beirigo. Intervenção pedagógica no ensino de estatística no ensino médio usando Resolução de Problemas com dados pandêmicos. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024021, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024021.id624. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/624. Acesso em: 1 maio. 2025.

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