Intervenção pedagógica no ensino de estatística no ensino médio usando Resolução de Problemas com dados pandêmicos
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024021.id624Palavras-chave:
Educação Matemática, Aprendizagem de Estatística, Resolução de Problemas, Ensino Médio, Pandemia de Covid-19Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado sobre uma intervenção pedagógica no ensino de Estatística Básica em uma turma do 2º Ano do Ensino Médio de uma escola pública. Utilizando uma apostila específica e a metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação baseada na Resolução de Problemas, as atividades seguiram dez etapas, incluindo leitura, discussão em grupo e resolução de problemas. O objetivo foi analisar o desempenho dos estudantes por meio de registros audiovisuais e escritos. Focando em dados da Covid-19, a intervenção permitiu discussões críticas e interpretativas dos dados estatísticos. As atividades culminaram em debates coletivos e consenso sobre os conceitos aprendidos. Documentada por meio de fotos e gravações, a prática pedagógica mostrou-se eficaz em estimular o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento matemático.
Downloads
Métricas
Referências
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner; JUSTULIN, Andresa Maria (Orgs). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2021. p. 37-58.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino Aprendizagem Avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas? In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. et al. (org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 35-52.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensinando Matemática na sala de aula através da Resolução de Problemas. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, ano 33, nº 55, p. 33-156, jul./dez. 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 14ª Ed. São Paulo: Editora Paz e Terra S/A, 1985.
LÜDKE, Menga; ANDRE, Marli. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª ed. Rio de Janeiro: EPU, 2013.
MATO GROSSO. Painel de óbitos confirmados com COVID-19 por perfil. Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, 2022a. Disponível em: http://www.saude.mt.gov.br/painelcovidmt2. Acesso em: 20 out. 2022.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M.A.V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora da UNESP, 1999, p. 199-2020.
PAINEL de óbitos confirmados com COVID-19 por perfil. PAINEL COVID-19 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO, 2022. Disponível em: http://www.saude.mt.gov.br/painelcovidmt2/. Acesso em: 20 out. 2022.
POLYA. George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação de Heitor Lisboa de Araújo. 2ª reimp. Rio de Janeiro, RJ: Interciência, 1994.
SCHOENFELD, Alan Henry. Heurísticas na sala de aula. In: KRULIK, Stephen; REYS, Robert. (Org). A resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997. p. 13-31.
SKOVSMOSE, Ole. Um convite à Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus, 2015.
SKOVSMOSE, Ole. Convite para educação matemática crítica: educação matemática, cultura e diversidade. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 10, 2010, Salvador. Anais [...]. Salvador: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2010. p. 1-16.
SKOVSMOSE, Ole. Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.
SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001, Coleção Perspectivas em Educação Matemática, SBEM, 160 p.
TRINDADE, Ângela Ferreira Pires da. Alfabetização matemática na perspectiva do letramento: intervenções possíveis. In: I Simpósio Educação Matemática em Debate. 22 a 25 de setembro de 2014. Joinville/SC, p.69-79.
VAN DE WALLE, John. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 584 p.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 242
- PDF downloads: 78