Rede PanAmazônica de Pesquisa em História da Matemática - RedPAPHistoMat

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n49.e2024005.id660

Palavras-chave:

Dispositivo Organizacional, Cognição Distribuída, Cooperação Internacional Horizontal;, Identidade Disciplinar, Hibridização de Conhecimentos

Resumo

Trata-se de um ensaio derivado da palestra proferida pelo autor no Primeiro Simposio Pan-Amazónico de História da Matemática (I SIPAHMat). Pretende-se responder a Porquê precisamos nos organizar em Rede para pesquisar História da Matemática na PanAmazônia? Para construir uma resposta argumentativa apropriada são destacados os aspectos seguintes: Características que distinguem o contexto internacional que condicionam os processos de produção de conhecimentos na contemporaneidade; impactos da internacionalização (mundialização, globalização) nos processos internos de gestão das pesquisas nas universidades nacionais; como podem ser satisfeitas as necessidades de colaboração para o fortalecimento dos processos de disseminação, divulgação e difusão do conhecimento científico, principalmente nos países com menor grau de desenvolvimento; como contribuem as redes colaborativas de pesquisa nos processos de configuração das identidades disciplinares; o que são e quais são os momentos constitutivos do processo de construção de uma rede de pesquisa; finalmente, são oferecidas algumas sugestões para a constituição de uma Rede PanAmazônica de Pesquisa em História da Matemática – RedPAPHistoMat.

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Biografia do Autor

Fredy Enrique González, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui Doutorado em Educação - Universidade de Carabobo, Valencia, Venezuela (1998). Professor Aposentado na Universidad Pedagógica Experimental Libertado (UPEL, Núcleo Maracay, Aragua, Venezuela); Coordenador-Fundador do Núcleo de Investigación en Educación Matemática "Dr. Emilio Medina" (NIEM; UPEL Maracay) e do Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma (CIEP; UPEL Maracay). Coordenador-fundador do PhD em Educação Matemática da UPEL Maracay; Coordenador do projeto de pesquisa intitulado "História Social da Educação Matemática na América Latina", vinculado à Linha de Pesquisa em Educação Matemática (018) do NIEM; Ministrador de cursos e seminários, orientador de dissertações e teses em várias universidades iberoamericanas. Professor convidado em: Universidad de Granada (Espanha), Universidad Mayor de San Andrés (Bolívia), Universidad Autónoma de San Carlos (Guatemala), Universidade Autónoma de Santo Domingo (República Dominicana), Universidad de Cartagena (Colômbia), Universidad del Zulia, Universidad Nacional Experimental de Guayana, Universidad Fermín Toro, Universidad José Antonio Páez, Instituto Pedagógico de Barquisimeto, Instituto Pedagógico de Maturín, Universidad Nacional Experimental Rómulo Gallegos (Venezuela); Diretor-Editor da Revista Paradigma. Consultor de pesquisa do Centro de Estudos Educacionais (CEED) ligado ao Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Instituto Tecnológico de Santo Domingo, República Dominicana (2015-2017); Ex-vice-presidente da Federação Iberoamericana de Sociedades de Educação Matemática (FISEM); membro associado do Comitê Latino-Americano de Matemática Educativa, CLAME (2016- atual). Membro do Comitê Científico do CIBEM-2021; Professor Visitante Estrangeiro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Departamento de Educação (Dezembro de 2017 - 2021); Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDMAT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na Linha de Pesquisa "Processos de Ensino e de Aprendizagem de Matemática".Posee Doctorado en Educación - Universidad de Carabobo (1998). Profesor Titular Jubilado de la Universidad Pedagógica Experimental Libertador (Núcleo Maracay); Coordinador-Fundador del Núcleo de Investigación en Educación Matemática "Dr. Emilio Medina" y del Centro de Investigaciones Educativas Paradigma (CIEP) de la UPEL Maracay. Coordinador-Fundador del Doctorado en Educación Matemática (UPEL Maracay), Coordinador del Proyecto de Investigación intitulado "Historia Social de la Educación Matemática en Iberoamérica", vinculado con la Línea de Investigación en Educación Matemática (018) del NIEM; Facilitador de Cursos y Seminarios, Tutor de Trabajos de Grado de Maestría y de Tesis Doctorales. Profesor convidado de: Universidad de Granada (España), Universidad Mayor de San Andrés (Bolivia), Universidad Autónoma San Carlos (Guatemala), Universidad Autónoma de Santo Domingo (República Dominicana), Universidad de Cartagena (Colombia), Universidad del Zulia, Universidad Nacional Experimental de Guayana, Universidad Fermín Toro, Universidad José Antonio Páez, Instituto Pedagógico de Barquisimeto, Instituto Pedagógico de Maturín, Universidad Nacional Experimental Rómulo Gallegos (Venezuela); Director-Editor de la Revista Paradigma. Consultor de Investigación en el Centro de Estudios Educativos (CEED) adscrito al Área de Ciencias Sociales y Humanidades del Instituto Tecnológico de Santo Domingo, República Dominicana (2015-2017); Ex-vicepresidente de la Federación Iberoamericana de Sociedades de Educación Matemática; Miembro Asociado del Comité Latinoamericano de Matemática Educativa, CLAME (2016- Actual). Miembro del Comité Científico del IXCIBEM-2021; Profesor Visitante Extranjero de la Universidad Federal de Rio Grande del Norte (UFRN) adscrito al DPEC (Dic. 2017 - Dic. 2021); Profesor acreditado en el PPGEDMAT de la UFOP, Línea de Pesquisa "Procesos de Enseñanza y Aprendizaje de Matemática".

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2024-07-26
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Como Citar

GONZÁLEZ, Fredy Enrique. Rede PanAmazônica de Pesquisa em História da Matemática - RedPAPHistoMat. REMATEC, Belém, v. 19, n. 49, p. e2024005, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n49.e2024005.id660. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/660. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos