Rede PanAmazônica de Pesquisa em História da Matemática - RedPAPHistoMat
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n49.e2024005.id660Palavras-chave:
Dispositivo Organizacional, Cognição Distribuída, Cooperação Internacional Horizontal;, Identidade Disciplinar, Hibridização de ConhecimentosResumo
Trata-se de um ensaio derivado da palestra proferida pelo autor no Primeiro Simposio Pan-Amazónico de História da Matemática (I SIPAHMat). Pretende-se responder a Porquê precisamos nos organizar em Rede para pesquisar História da Matemática na PanAmazônia? Para construir uma resposta argumentativa apropriada são destacados os aspectos seguintes: Características que distinguem o contexto internacional que condicionam os processos de produção de conhecimentos na contemporaneidade; impactos da internacionalização (mundialização, globalização) nos processos internos de gestão das pesquisas nas universidades nacionais; como podem ser satisfeitas as necessidades de colaboração para o fortalecimento dos processos de disseminação, divulgação e difusão do conhecimento científico, principalmente nos países com menor grau de desenvolvimento; como contribuem as redes colaborativas de pesquisa nos processos de configuração das identidades disciplinares; o que são e quais são os momentos constitutivos do processo de construção de uma rede de pesquisa; finalmente, são oferecidas algumas sugestões para a constituição de uma Rede PanAmazônica de Pesquisa em História da Matemática – RedPAPHistoMat.
Downloads
Métricas
Referências
CAMPELLO, Lívia Gaigher; SANTIAGO, Mariana Rivero; ANDRADE, Sinara Lacerda. A Valorização da Identidade Cultural como Desafio à Concretização do Direito ao Desenvolvimento. Revista de Direito Brasileira,São Paulo, SP, v. 19, n. 8, p. 3-19, 2018.
https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2018.v19i8.3220 DOI: https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2018.v19i8.3220
CZIKK, Ricardo L. ¿Qué significa la noción de dispositivo organizacional? In Medium (https://medium.com/). 21 Jan. 2021. Disponível em: https://ricardolcz.medium.com/qu%C3%A9-significa-la-noci%C3%B3n-de-dispositivo-organizacional-78228c1d0174 Acesso em: 12 maio 2024.
FRANCESCO, F.; MARTÍNEZ MANRIQUE, F. . Distributed Cognition: Between the Individual and the Social. ArtefaCToS. Revista de estudios sobre la ciencia y la tecnología, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 21–34, 2021. https://doi.org/10.14201/art20211012134. DOI: https://doi.org/10.14201/art20211012134
FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum. 2010, 206p.
GIERE, Ronald N. Distributed Cognition in Epistemic Cultures. Philosophy of Science, 69, 637-644, 2022 DOI: https://doi.org/10.1086/344627
HAAS, Peter M. Introduction: Epistemic Communities and International Policy Coordination. International Organization, Winter, 1992, Vol. 46, No. 1, Knowledge, Power, and International Policy Coordination, pp. 1-35. https://www.jstor.org/stable/2706951 DOI: https://doi.org/10.1017/S0020818300001442
INOJOSA, R. M. Redes de compromisso social. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro: FGV, 33 (5), set/out 1999, p. 115-141
MENDES, I. A. Grupos de pesquisa em história da Matemática: pensamento coletivos em comunidades de prática. Revemop, v. 5, p. e202314, 22 dez. 2023. https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7053 DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202314
MOREIRA, Marco Antonio. Una visión Toulminiana respecto a la disciplina investigación básica en educación en ciencias: el rol del foro institucional. Ciênc. educ. (Bauru) 11 (2), Ago 2005. https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000200003 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000200003
MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Tradução Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
MORIN, Edgar. As duas globalizações: complexidade e comunicação, uma pedagogia do presente. Porto alegre: Sulina – Edipucrs, 2001.
MORIN, Edgar. Globalização e desglobalização: por uma política da Humanidade. In: SCHULLER, F.; WOLF, E. (orgs.). 21 ideias do Fronteiras do Pensamento para compreender o mundo atual. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2017.
MOROSIN, Marília Costa. Internacionalização na Produção de Conhecimento em IES Brasileiras: Cooperação Internacional Tradicional e Cooperação Internacional Horizontal. Educação em Revista |Belo Horizonte, v.27, n.01, p.93-112, abr. 2011. https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100005 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100005
OLIVEIRA, Josineide Silveira de; DANTAS, Eugênia Maria; FRANÇA, Fagner Torres de (Org.). Fronteiras Borradas: em torno das ciências da vida. Natal: 8 Editora, 2019.
OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de; FRAGOSO, Wagner da Cunha. História da Matemática: história de uma disciplina. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 11, n. 34, p. 625-643, set./dez. 2011. https://www.researchgate.net/publication/321282086_Historia_da_Matematica_historia_de_uma_disciplina DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4453
SILVA CROCCI, Héctor; CORDERO, Francisco. Matemática Educativa: Latinoamérica, Adherencia e Identidad. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, Volumen 27, p. 1449-1456, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/271206852_MATEMATICA_EDUCATIVA_LATINOAMERICA_ADHERENCIA_E_IDENTIDAD.
TODEVA, E. (2006). Business networks. Strategy and structure. London: Routledge DOI: https://doi.org/10.4324/9780203028261
TOULMIN, S. E. La comprensión humana: el uso colectivo y la evolución de los conceptos. Madrid, Alianza, 1977. 523 p.
WENGER, E.; WENGER-TRAYNER, B. Communities of practice: A brief introduction. 2015. Disponível em: <http://wenger-trayner.com/wp-content/uploads/2015/04/07-Brief-introduction-to-communities-of-practice.pdf>. Acesso em: 20 abril. 2017.
ZANATTA, Elizabeth; YUREN, Teresa; FAZ GOVEA, Jacobo. Las esferas de la identidad disciplinar, profesional e institucional en la universidad pública mexicana. Argumentos (Méx.), Ciudad de México , v. 23, n. 62, p. 87-104, abr. 2010. Disponible en http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-57952010000100004&lng=es&nrm=iso . accedido en 12 mayo 2024.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 145
- PDF downloads: 109