Ensino-aprendizagem sobre microrganismos pautado na Teoria da Objetivação: indícios de processos de objetivação e subjetivação

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024007.id696

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Labor conjunto, Ética comunitária, Vírus

Resumo

Este artigo objetiva analisar as interações em sala de aula, à luz da Teoria da Objetivação (TO), com intuito de refletir sobre as contribuições dessa teoria para o ensino-aprendizagem de características básicas de microrganismos. A pesquisa é qualitativa e, para a análise, utilizou-se uma das ações que constitui parte de uma Atividade de Ensino e Aprendizagem (AEA) sobre a temática vírus, implementada com estudantes do 7° ano de uma escola pública. A análise sugere indícios de processos de objetivação envolvendo o encontro coletivo com saberes sobre os tipos de células e, portanto, sua materialização em conhecimento mediante a comparação entre microrganismos. Além disso, aponta indícios de processos de subjetivação, com mudanças subjetivas de postura em sala de aula. Os resultados sugerem que a TO representa uma alternativa para o ensino de ciências comprometido com o encontro coletivo de saberes e com a transformação dos sujeitos e da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilson da Rocha Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPEC) da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Endereço para correspondência: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Av. Costa e Silva, s/n, Cidade Universitária, CEP: 79070900, Campo Grande, MS, Brasil, caixa-postal: 549.

Shirley Takeco Gobara, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Didactique des Disciplines Scientifiques na Université Claude Bernarde-Lyon I. Professora sênior da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Endereço para correspondência: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Av. Costa e Silva, s/n, Cidade Universitária, CEP: 79070900, Campo Grande, MS, Brasil, caixa-postal: 549.

Referências

CAMILOTTI, Dirce Cristiane; GOBARA, Shirley Takeco. 1B057 Contribuições da Teoria da Objetivação para delineamento de uma formação continuada para professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. Extraordin, 2018. Disponível em: https://revistas.upn.edu.co/index.php/TED/article/view/8842. Acesso em: 12 jun. 2024.

CAMILOTTI, Dirce Cristiane; GOBARA, Shirley Takeco. Formação continuada e permanente de professores: Emancipação coletiva das práticas pedagógicas alienantes. REMATEC, Belém, v. 16, n. 39, p. 01–18, 2021. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/22. Acesso em: 05 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p01-18.id493

CAMILOTTI, Dirce Cristiane; GOBARA, Shirley Takeco. Formação continuada e permanente de professores e o planejamento coletivo das aulas de Ciências. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 15, n. 32, p. 105–120, 2023. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/649. Acesso em: 05 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.649

CAMILOTTI; Dirce Cristiane; PLAÇA, Jaqueline Santos Vargas; GOBARA, Shirley Takeco. Análises das interações em contextos de ensino e aprendizagem: um dispositivo analítico baseado na teoria da objetivação. Anais -V Congresso de Educação da Grande Dourados. Dourados: FAED/UFGD, 2019. Disponível em: https://congressoeducacaof.wixsite.com/ufgd/anais. Acesso em: 05 jan. 2024.

FELIPE, Delmir da Costa; ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães; GOBARA, Shirley Takeco. O labor conjunto entre estudantes e professores para a integração curricular de saberes de química e informática. Anais do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Campina Grande: Realize, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/87007. Acesso em 12 jun. 2024.

GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luis. Teoria da objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luis; MONTEIRO, Marcos de Oliveira. Contribuições da teoria da objetivação para o ensino e aprendizagem de temáticas ambientais para os anos iniciais do ensino fundamental. Ciência Geográfica, v. XXIV, p. 1705-1726, 2020. Disponível em: https://www.agbbauru.org.br/revista_xxiv_4.html. Acesso em: 05 jan. 2024.

GOBARA, Shirley Takeco; SILVA, Ronaldo Conceição da; PLAÇA, Jaqueline Santos Vargas. A Teoria da Objetivação: novas perspectivas para o ensino e aprendizagem de física. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, v. 23, n. 2, p. 47-69, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/6710. Acesso: 05 jan. 2024.

LIMA, Keycinara Batista de; GOBARA, Shirley Takeco. Formação de professores para o ensino de ciências e a Teoria da Objetivação: perfil dos professores das escolas ribeirinhas do sul amazônico. In: ZANDAVALLI, Carla Busato; JARDIM, Marina Inês de Affonseca; EICKHOFF, Anderson Plattini do Nascimento; BOTELHO, Thomáz da Silva Guerreiro (Org.). Formação de Professores para o ensino de Ciências. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, v. 1, p. 166-191. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/formacao-professores-ciencias/. Acesso em 12 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.96016.6

MORETTI, Vanessa Dias; PANOSSIAN, Maria Lúcia; RADFORD, Luis. Questões em torno da Teoria da Objetivação. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 2, n. 1, p.251-272, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/42548. Acesso em 5 jan. 2024.

MOREY, Bernadete. Abordagem semiótica na Teoria da Objetivação. In: GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luis (Org.). Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de Ciências e matemática. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2020. p. 43-68.

PAIVA, Jussara Patrícia Andrade Alves; NORONHA, Claudianny Amorim. O corpo do indivíduo como meio semiótico e centro do sistema referência no processo de objetivação da orientação espacial. REMATEC, Belém, v. 15, n. 35, p. 194–208, 2020. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/102. Acesso em: 05 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p194-208.id293

RADFORD, Luis. De la teoría de la objetivación. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 7, n. 2, 132- 150, 2014. Disponível em: https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/123. Acesso em: 05 jan. 2024.

RADFORD, Luis. Methodological aspects of the theory of objectification. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, p. 547-567, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1463. Acesso em: 05 jan. 2024.

RADFORD, Luis. A teoria da objetivação e seu lugar na pesquisa sociocultural em educação matemática. In: MORETTI, Vanessa Dias; CEDRO, Wellington Lima (org.). Educação Matemática e a teoria histórico-cultural. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2017. p. 229-261.

RADFORD, Luis. Algunos desafíos encontrados en la elaboración de la teoría de la objetivación. PNA, v. 12, n. 2, p. 61-80, 2018. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/pna/article/view/6965. Acesso em: 5 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.30827/pna.v12i2.6965

RADFORD, Luis. On the Epistemology of the Theory of Objectification. In: JANKVIST, Uffe Thomas; HEUVEL-PANHUIZEN, Marja van den; VELDHUIS, Michiel (Org.). Proceedings of the Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11). Utrecht, the Netherlands: ERME, 2019. p. 3062-3069.

RADFORD, Luis. Un recorrido a través de la teoría de la objetivación [A journey through the theory of objectification]. In: GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luis. (Org.). Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2020. p. 15-42.

RADFORD, Luis. Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2021a.

RADFORD, Luis. Aspectos conceituais e práticos da teoria da objetivação. In: MORETTI, Vanessa Dias; RADFORD, Luis (Org.). Pensamento algébrico nos anos iniciais: Diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural. São Paulo: Livraria da Física, 2021b. p. 35-56.

RADFORD, Luis. ¿Qué significa aprendizaje colectivo? ¿Cómo lograrlo en la clase de matemáticas? Μαθηματικά: epistemologia e educação, v.1, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8897515. Acesso em 5 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.51359/2965-1794.2023.257280

XIMENES, Flora Auxiliadora; GOBARA, Shirley Takeco. 1B024 Piracema: subsídios para a formação continuada de professores de Ciências. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (Extraordin), 2018a. Disponível em: https://revistas.upn.edu.co/index.php/TED/article/view/8778. Acesso em: 12 jun. 2024.

XIMENES, Flora Auxiliadora; GOBARA, Shirley Takeco. 1B070 A Temática Piracema para o ensino de Ciências: repensando a Educação continuada de professores na perspectiva da Teoria da Objetivação. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (Extraordin), 2018b. Disponível: https://revistas.upn.edu.co/index.php/TED/article/view/8846. Acesso em: 12 jun. 2024.

XIMENES, Flora Auxiliadora; GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luis. O estudo da temática piracema na perspectiva da teoria da objetivação. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 1, p. 110-131, 2019. Disponível em: https://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/442. Acesso em: 05 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-26
Métricas
  • Visualizações do Artigo 105
  • PDF downloads: 54

Como Citar

SANTOS, Gilson da Rocha; GOBARA, Shirley Takeco. Ensino-aprendizagem sobre microrganismos pautado na Teoria da Objetivação: indícios de processos de objetivação e subjetivação . REMATEC, Belém, v. 19, n. 50, p. e2024007, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024007.id696. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/696. Acesso em: 1 maio. 2025.