Ensino-aprendizagem sobre microrganismos pautado na Teoria da Objetivação: indícios de processos de objetivação e subjetivação
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024007.id696Palavras-chave:
Ensino de ciências, Labor conjunto, Ética comunitária, VírusResumo
Este artigo objetiva analisar as interações em sala de aula, à luz da Teoria da Objetivação (TO), com intuito de refletir sobre as contribuições dessa teoria para o ensino-aprendizagem de características básicas de microrganismos. A pesquisa é qualitativa e, para a análise, utilizou-se uma das ações que constitui parte de uma Atividade de Ensino e Aprendizagem (AEA) sobre a temática vírus, implementada com estudantes do 7° ano de uma escola pública. A análise sugere indícios de processos de objetivação envolvendo o encontro coletivo com saberes sobre os tipos de células e, portanto, sua materialização em conhecimento mediante a comparação entre microrganismos. Além disso, aponta indícios de processos de subjetivação, com mudanças subjetivas de postura em sala de aula. Os resultados sugerem que a TO representa uma alternativa para o ensino de ciências comprometido com o encontro coletivo de saberes e com a transformação dos sujeitos e da sala de aula.
Downloads
Métricas
Referências
CAMILOTTI, Dirce Cristiane; GOBARA, Shirley Takeco. 1B057 Contribuições da Teoria da Objetivação para delineamento de uma formação continuada para professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. Extraordin, 2018. Disponível em: https://revistas.upn.edu.co/index.php/TED/article/view/8842. Acesso em: 12 jun. 2024.
CAMILOTTI, Dirce Cristiane; GOBARA, Shirley Takeco. Formação continuada e permanente de professores: Emancipação coletiva das práticas pedagógicas alienantes. REMATEC, Belém, v. 16, n. 39, p. 01–18, 2021. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/22. Acesso em: 05 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n39.p01-18.id493
CAMILOTTI, Dirce Cristiane; GOBARA, Shirley Takeco. Formação continuada e permanente de professores e o planejamento coletivo das aulas de Ciências. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 15, n. 32, p. 105–120, 2023. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/649. Acesso em: 05 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.649
CAMILOTTI; Dirce Cristiane; PLAÇA, Jaqueline Santos Vargas; GOBARA, Shirley Takeco. Análises das interações em contextos de ensino e aprendizagem: um dispositivo analítico baseado na teoria da objetivação. Anais -V Congresso de Educação da Grande Dourados. Dourados: FAED/UFGD, 2019. Disponível em: https://congressoeducacaof.wixsite.com/ufgd/anais. Acesso em: 05 jan. 2024.
FELIPE, Delmir da Costa; ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães; GOBARA, Shirley Takeco. O labor conjunto entre estudantes e professores para a integração curricular de saberes de química e informática. Anais do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Campina Grande: Realize, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/87007. Acesso em 12 jun. 2024.
GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luis. Teoria da objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.
GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luis; MONTEIRO, Marcos de Oliveira. Contribuições da teoria da objetivação para o ensino e aprendizagem de temáticas ambientais para os anos iniciais do ensino fundamental. Ciência Geográfica, v. XXIV, p. 1705-1726, 2020. Disponível em: https://www.agbbauru.org.br/revista_xxiv_4.html. Acesso em: 05 jan. 2024.
GOBARA, Shirley Takeco; SILVA, Ronaldo Conceição da; PLAÇA, Jaqueline Santos Vargas. A Teoria da Objetivação: novas perspectivas para o ensino e aprendizagem de física. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, v. 23, n. 2, p. 47-69, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/6710. Acesso: 05 jan. 2024.
LIMA, Keycinara Batista de; GOBARA, Shirley Takeco. Formação de professores para o ensino de ciências e a Teoria da Objetivação: perfil dos professores das escolas ribeirinhas do sul amazônico. In: ZANDAVALLI, Carla Busato; JARDIM, Marina Inês de Affonseca; EICKHOFF, Anderson Plattini do Nascimento; BOTELHO, Thomáz da Silva Guerreiro (Org.). Formação de Professores para o ensino de Ciências. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, v. 1, p. 166-191. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/formacao-professores-ciencias/. Acesso em 12 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.96016.6
MORETTI, Vanessa Dias; PANOSSIAN, Maria Lúcia; RADFORD, Luis. Questões em torno da Teoria da Objetivação. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 2, n. 1, p.251-272, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/42548. Acesso em 5 jan. 2024.
MOREY, Bernadete. Abordagem semiótica na Teoria da Objetivação. In: GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luis (Org.). Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de Ciências e matemática. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2020. p. 43-68.
PAIVA, Jussara Patrícia Andrade Alves; NORONHA, Claudianny Amorim. O corpo do indivíduo como meio semiótico e centro do sistema referência no processo de objetivação da orientação espacial. REMATEC, Belém, v. 15, n. 35, p. 194–208, 2020. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/102. Acesso em: 05 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p194-208.id293
RADFORD, Luis. De la teoría de la objetivación. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 7, n. 2, 132- 150, 2014. Disponível em: https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/123. Acesso em: 05 jan. 2024.
RADFORD, Luis. Methodological aspects of the theory of objectification. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, p. 547-567, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1463. Acesso em: 05 jan. 2024.
RADFORD, Luis. A teoria da objetivação e seu lugar na pesquisa sociocultural em educação matemática. In: MORETTI, Vanessa Dias; CEDRO, Wellington Lima (org.). Educação Matemática e a teoria histórico-cultural. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2017. p. 229-261.
RADFORD, Luis. Algunos desafíos encontrados en la elaboración de la teoría de la objetivación. PNA, v. 12, n. 2, p. 61-80, 2018. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/pna/article/view/6965. Acesso em: 5 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.30827/pna.v12i2.6965
RADFORD, Luis. On the Epistemology of the Theory of Objectification. In: JANKVIST, Uffe Thomas; HEUVEL-PANHUIZEN, Marja van den; VELDHUIS, Michiel (Org.). Proceedings of the Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME11). Utrecht, the Netherlands: ERME, 2019. p. 3062-3069.
RADFORD, Luis. Un recorrido a través de la teoría de la objetivación [A journey through the theory of objectification]. In: GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luis. (Org.). Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2020. p. 15-42.
RADFORD, Luis. Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. São Paulo, Brasil: Livraria da Física, 2021a.
RADFORD, Luis. Aspectos conceituais e práticos da teoria da objetivação. In: MORETTI, Vanessa Dias; RADFORD, Luis (Org.). Pensamento algébrico nos anos iniciais: Diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural. São Paulo: Livraria da Física, 2021b. p. 35-56.
RADFORD, Luis. ¿Qué significa aprendizaje colectivo? ¿Cómo lograrlo en la clase de matemáticas? Μαθηματικά: epistemologia e educação, v.1, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8897515. Acesso em 5 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.51359/2965-1794.2023.257280
XIMENES, Flora Auxiliadora; GOBARA, Shirley Takeco. 1B024 Piracema: subsídios para a formação continuada de professores de Ciências. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (Extraordin), 2018a. Disponível em: https://revistas.upn.edu.co/index.php/TED/article/view/8778. Acesso em: 12 jun. 2024.
XIMENES, Flora Auxiliadora; GOBARA, Shirley Takeco. 1B070 A Temática Piracema para o ensino de Ciências: repensando a Educação continuada de professores na perspectiva da Teoria da Objetivação. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (Extraordin), 2018b. Disponível: https://revistas.upn.edu.co/index.php/TED/article/view/8846. Acesso em: 12 jun. 2024.
XIMENES, Flora Auxiliadora; GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luis. O estudo da temática piracema na perspectiva da teoria da objetivação. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 1, p. 110-131, 2019. Disponível em: https://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/442. Acesso em: 05 jan. 2024.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 105
- PDF downloads: 54