História da Matemática e Tecnologias Digitais: um levantamento de produções na perspectiva da TO
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024017.id706Palavras-chave:
Teoria da Objetivação, Aliança entre História e Tecnologia, LevantamentoResumo
Diversas tendências em Educação Matemática vêm se consolidando, ancoradas em diferentes teorias. Neste ínterim se insere a Aliança entre História da Matemática (HM) e Tecnologias Digitais (TD) e a Teoria da Objetivação (TO). Contudo, a articulação entre essas ainda não está delineada. Pergunta-se: em que medida produções de TO, que constam na página de Radford, têm tratado HM e/ou TD? Como objetivo, desejamos realizar um levantamento bibliográfico, de produções de Radford, com apontamentos para articulações entre HM, TD e TO na Educação Matemática. Como principais referenciais adotamos Sousa (Aliança) e Radford (TO). Com abordagem qualitativa, tomamos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, pautada na análise de conteúdo, utilizando como corpus de informação a página oficial de Radford. Buscamos por 8 descritores e encontramos 25 produções, sendo 22 sobre HM e 3 sobre TD. Concluímos que tanto HM quanto TD tem espaço na TO, com indícios pontuais de uso de ambas.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Jadilson; MARTINS, Juliana. (2022). Labor Conjunto Remoto: uma proposta metodológica para formação continuada de professores que ensinam matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 12. 106-124. 10.37001/ripem.v12i3.3010. DOI: https://doi.org/10.37001/ripem.v12i3.3010
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
DOURADO, Simone; RIBEIRO, Ednaldo. Metodologia qualitativa e quantitativa. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; BATISTA, Michel Corci (Orgs.). Metodologia da Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências. 2.ed. Ponta Grossa – PR: Atena, 2023. p. 12 – 30.
GRUPO Autêntica. Coleção Tendências em Educação Matemática. 2023. Disponível em: https://grupoautentica.com.br/autentica/colecoes/16. Acesso em 11 dez. 2023.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 1993.
MIGUEL, A., MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: proposta e desafios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
MOROSINI, Marília Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado do; NEZ, Egeslaine de.
Estado do Conhecimento: a metodologia na prática. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 8, n. 55, p. 69-81, ago/2021.
RADFORD, L. . Essay/Review: Vita Mathematica. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 89–95, 2004/2020. DOI: 10.47976/RBHM2004v4n789-95.
RADFORD, L. (2006). The Cultural-Epistomological Conditions of the Emergence of Algebraic Symbolism. In F. Furringhetti, S. Kaijser &C. Tzanakis, Proceedings of the 2004 History and Pedagogy of Mathematics Conference & ESU4, Uppsala, Sweden, pp. 509-554 (Plenary Lecture). Disponível em: https://www.rbhm.org.br/inde.php/RBHM/article/view/244. Acesso em: 21 mar. 2024.
RADFORD, L. .; EMPEY, H. . Culture, Knowledge and the self: mathematics and the formation of new social sensibilities in the renaissance and medieval islam. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], p. 19, 2007/2020. DOI: 10.47976/RBHM2007vn19. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/300. Acesso em: 21 mar. 2024.
RADFORD, L.. Cultura e historia: dos conceptops dificiles y controversiales em aproximaciones cntemporaneas em la educación matemática [Culture and history: Two difficult and controversial concepts in current approaches to mathematics education]. In I. Abreu Mendes; C. Farias da Silva (Eds.), Cultura, Práticas Sociais e Educação Matemática (p. 49-68). São Paulo: Livraria da Física, 2014.
RADFORD, L.. Father Padilla´s Arithmetica Practica (1732) in its cultural colonial Guatemalan contexto. In Radford, L. , Furinghetti, F.,; Hausberger, T. (Eds.), Proceedings of the 2016 ICME Satellite Meeting of the International Study Group on the Relations Between the History and Pedagogy of Mathematics (p. 557-568). Montpellier, France: IREM de Montpellier, 2016.
RADFORD, Luis. Um recorrido a través de la Teoría de la Objectivación. In: GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luis (Orgs). Teoria da Objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. p. 15- 42.
RADFORD, L. (2021). Aspectos conceituais e práticos da teoria da objetivação. In: MORETTI, V.; RADFORD, L. (Eds.), Pensamento algébrico nos anos iniciais: Diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural São Paulo: Livraria da Física, p. 35-56.
RADFIRD, L.; SANTI, G. Learning as a critical encounter wiht the Other: Propective teachers coversing with the history of mathematics. 2022. ZDM. https://doi.org/10.1007/s11858-022-01393-z (A view-only version of the pape ris available at the SharedIt link: https://rdcu.be/cS8UO ).
RADFORD, Luis, autor. | Gómez Guzmán, Pedro, escritor de prólogo. La teoría de la objetivación: una perspectiva vygotskiana sobre saber y devenir en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. Bogotá: Universidad de los Andes, Facultad de Educación, ED, Ediciones Uniandes, 2023.
ROMANOWSKI, P. J.; ENS, R, T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte”
em educação. Diálogo Educação, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.
Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176/22872. Acesso em 10 DEZ 2023.
SBEM. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/. Acesso em: 13 dez. 2023.
SOUSA, Giselle Costa de. Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2020.
SOUSA, Giselle Costa de. Aliança entre história da matemática e tecnologias digitais na educação matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2023a.
SOUSA, G. C. de. História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais. REMATEC, [S. l.], v. 18, n. 44, p. e2023005, 2023b. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023005.id510. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/510. Acesso em: 13 dez. 2023b. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023005.id510
VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de; SOUZA, Roberta Teixeira de; SILVA, Anne Patrícia Pimentel Nascimento da. O Estado da Arte ou do Conhecimento. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set/dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37452
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 106
- PDF downloads: 49