História da Matemática e Tecnologias Digitais: um levantamento de produções na perspectiva da TO

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024017.id706

Palavras-chave:

Teoria da Objetivação, Aliança entre História e Tecnologia, Levantamento

Resumo

Diversas tendências em Educação Matemática vêm se consolidando, ancoradas em diferentes teorias. Neste ínterim se insere a Aliança entre História da Matemática (HM) e Tecnologias Digitais (TD) e a Teoria da Objetivação (TO). Contudo, a articulação entre essas ainda não está delineada. Pergunta-se: em que medida produções de TO, que constam na página de Radford, têm tratado HM e/ou TD? Como objetivo, desejamos realizar um levantamento bibliográfico, de produções de Radford, com apontamentos para articulações entre HM, TD e TO na Educação Matemática. Como principais referenciais adotamos Sousa (Aliança) e Radford (TO). Com abordagem qualitativa, tomamos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, pautada na análise de conteúdo, utilizando como corpus de informação a página oficial de Radford. Buscamos por 8 descritores e encontramos 25 produções, sendo 22 sobre HM e 3 sobre TD. Concluímos que tanto HM quanto TD tem espaço na TO, com indícios pontuais de uso de ambas.

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Biografia do Autor

Giselle Costa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Cirilo Moreira, 261, bairro Nazaré, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, CEP: 59062-130.

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2024-12-26
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Como Citar

SOUSA, Giselle Costa de. História da Matemática e Tecnologias Digitais: um levantamento de produções na perspectiva da TO . REMATEC, Belém, v. 19, n. 50, p. e2024017, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024017.id706. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/706. Acesso em: 18 maio. 2025.