SENTIMENTOS DE SEMELHANÇA: DAS ARTES À MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Ensino de Arte, Matemática, Campos Conceituais, SemelhançaResumo
Este trabalho constitui parte de uma pesquisa que buscou compreender o fazer artístico para o desenvolvimento de ‘sentimentos matemático de semelhança’ em alunos do Ensino Fundamental. Inspirado pela Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud foi desenvolvido uma experiência piloto de ensino por meio de uma sequência didática envolvendo fazeres da arte que comungam os conceitos artísticos e matemáticos de semelhança. O estudo revelou que, embora a matemática seja considerada no domínio inteligível e a arte no domínio sensível, a razão e a emoção mostram-se, por vezes, inseparáveis para construção do sentimento de semelhança matemático.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2012-04-04
Métricas
- Visualizações do Artigo 180
- PDF downloads: 182
Como Citar
BORGES GUERRA , Renato; JARES ALVES CHAVES , Márcia de Nazaré. SENTIMENTOS DE SEMELHANÇA: DAS ARTES À MATEMÁTICA . REMATEC, Belém, v. 7, n. 10, 2012. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/369. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos