Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023006.id466

Palavras-chave:

Engenhos de cana-de-açúcar, Ensino de ciências, Interdisciplinaridade, Aspectos socioculturais, Educação Básica

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo é compreender a percepção de um grupo de oito professores do município de Abaetetuba, estado do Pará, sobre a utilização do tema “engenhos de cana-de-açúcar” para o ensino de ciências e biologia, numa perspectiva interdisciplinar. Buscamos, assim, estimular uma ligação entre o conhecimento científico e o conhecimento sociocultural nas aulas de ciências e biologia, utilizando o que Delizoicov et. al. (2018) entendem como estudo da realidade. A metodologia de pesquisa se vale de uma abordagem qualitativa e os registros das informações se deram por meio da aplicação de um questionário com quatro questões junto aos oito professores de ciências e biologia. As perguntas proporcionaram uma reflexão sobre a utilização do tema “engenhos de cana-de-açúcar” nas aulas de ciências. Os resultados indicam que o professor de ciências e biologia necessita de uma formação interdisciplinar em relação a um ensino que esteja voltado à realidade sociocultural do aluno.

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Biografia do Autor

Herley Machado Nahum, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal do Pará (2005) e mestrado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2008), Doutoranda em Educação em Ciências IEMCI/UFPA. Doutoranda no curso de Educacão em ciencias e matematica (IEMCI _ UFPA).Atuou como professora da rede pública de ensino, aprovada no concurso C-125 da SEAD/SEDUC nas disciplinas de ciências e Biologia, no municipio de Abaetetuba, estado do Pará,funcionária da secretaria executiva de educação (SEDUC). Tem experiência nass área de Bioquímica, neurociências e Biologia molecular,e educação.

Carlos Aldemir Farias, Universidade Federal do Pará

Carlos Aldemir Farias da Silva é professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, linha de pesquisa Docência e Diversidade. É graduado em Ciências Sociais (Antropologia), mestre em Educação, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Cursou pós-doutorado em Educação, com bolsa do CNPq (2013-2014), quando realizou pesquisa sobre práticas socioculturais com o propósito de fornecer subsídios à formação de professores da escola básica. É membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), vice-líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM) e integrante do Núcleo Gera, ambos da UFPA. Desde 1997, é ligado, como pesquisador, ao Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM) da UFRN. É editor de livros científicos e das revistas REMATEC e EXPERIMENTART. Coordenador da coleção Contextos da Ciência na Editora Livraria da Física (São Paulo). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia e Educação, e atua numa perspectiva inter-transdisciplinar nos seguintes temas: formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental; práticas docentes e diversidade cultural; saberes da tradição; memória; povos tradicionais; mito; histórias de tradição oral na escola; e cultura.

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Publicado

2023-01-31
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Como Citar

NAHUM, Herley Machado; FARIAS, Carlos Aldemir. Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023006, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023006.id466. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/466. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos