Engenhos de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar nas aulas de ciências: percepção de um grupo de professores
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023006.id466Palavras-chave:
Engenhos de cana-de-açúcar, Ensino de ciências, Interdisciplinaridade, Aspectos socioculturais, Educação BásicaResumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo é compreender a percepção de um grupo de oito professores do município de Abaetetuba, estado do Pará, sobre a utilização do tema “engenhos de cana-de-açúcar” para o ensino de ciências e biologia, numa perspectiva interdisciplinar. Buscamos, assim, estimular uma ligação entre o conhecimento científico e o conhecimento sociocultural nas aulas de ciências e biologia, utilizando o que Delizoicov et. al. (2018) entendem como estudo da realidade. A metodologia de pesquisa se vale de uma abordagem qualitativa e os registros das informações se deram por meio da aplicação de um questionário com quatro questões junto aos oito professores de ciências e biologia. As perguntas proporcionaram uma reflexão sobre a utilização do tema “engenhos de cana-de-açúcar” nas aulas de ciências. Os resultados indicam que o professor de ciências e biologia necessita de uma formação interdisciplinar em relação a um ensino que esteja voltado à realidade sociocultural do aluno.
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