A Filosofia da Linguagem de Wittgenstein nas Pesquisas em Educação Matemática: produções do grupo de estudos e pesquisas em linguagem matemática

Autores/as

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024047.id638

Palabras clave:

Linguagem Matemática, Filosofia da Linguagem, Wittgenstein, Grupo de Estudos, Educação Matemática

Resumen

A pesquisa documenta os quinze anos de trajetória do grupo de estudos e pesquisas em linguagem matemática da Universidade Federal do Pará idealizado pela professora doutora Marisa Rosâni Abreu da Silveira. O foco é a filosofia da linguagem de Wittgenstein e como seus conceitos foram aplicados. Utilizando pressupostos teóricos do segundo Wittgenstein, a pesquisa examinou teses e dissertações do grupo. Os principais conceitos abordados incluem jogos de linguagem, seguimento de regras, tradução, ver e ver como e gestos ostensivos. Destaca a centralidade da linguagem no processo educativo, especialmente no ensino da Matemática. O grupo também tem uma postura distinta das predominantes no campo da Educação Matemática, pois, traz reflexões que levam às mudanças nas práticas docentes dos professores, desde que estes sejam conscientes, quanto aos conceitos wittgensteinianos como técnicas a serem seguidas e não descobertas destacam a identificação de diferentes jogos de linguagem no contexto educacional, promovendo uma prática pedagógica mais consciente e crítica.

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Biografía del autor/a

Rouziclayde Castelo Barata , Universidade Federal do Pará

Doutora pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFPA (2019-2024), orientada pelo Professor Dr. José Messildo Viana Nunes. Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará - UFPA (2015-2017) na Área de Concentração: Educação Matemática e Linha de Pesquisa: Etnomatemática, Linguagem, Cultura e Modelagem Matemática; Especialista em Matemática Aplicada (UFPA, 2008). Especialista em Atendimento Educacional Especializado - UNICESUMAR (2022). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - UFPA (2003-2006). Graduação em Licenciatura em Pedagogia - UNICESUMAR (2020-2022). Professora - Secretaria de Estado de Educação do Pará. Integrante do GELIM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática.

Paulo Vilhena da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (área de concentração: Educação Matemática) (UFPA, 2016). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (área de concentração: Educação Matemática) (UFPA, 2011). Possuo graduação em Licenciatura Plena em Matemática (UFPA, 2008). Sou professor efetivo do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (UFPA), atuando na Licenciatura em Matemática e no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA) e no Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/UFPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática (GELIM) (IEMCI/UFPA) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Educação Matemática (GEEM) (ICEN/UFPA). Atualmente venho pesquisando a respeito das influências da linguagem no ensino da Matemática e dedico-me à leitura das obras do filósofo Ludwig Wittgenstein.

José Messildo Viana Nunes, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA 1998); com Aperfeiçoamento em Informática Educativa (UEPA, 1999); Especialização em Educação Matemática (UEPA, 2000); Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2007) e Doutorado em Educação Matemática pala Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Pará, com experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Argumentação em Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Aprendizagem Significativa e Formação de Professores.

Citas

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Publicado

2024-12-31
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Cómo citar

BARATA , Rouziclayde Castelo; SILVA, Paulo Vilhena da; NUNES, José Messildo Viana. A Filosofia da Linguagem de Wittgenstein nas Pesquisas em Educação Matemática: produções do grupo de estudos e pesquisas em linguagem matemática. REMATEC, Belém, vol. 19, n.º 47, p. e2024047, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024047.id638. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/638. Acesso em: 1 may. 2025.

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Artigos Cientí­ficos

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