Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio e os projetos de institucionalização da Educação Matemática como área de pesquisa

Authors

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n49.e2024003.id658

Keywords:

Disciplina, Educação Matemática, Arquivo Pessoal, Matemática, História

Abstract

O artigo analisa os projetos de institucionalização da área de ensino de matemática. Inexistente até a década de 1970, o ensino de matemática como campo disciplinar teve três projetos iniciais para a sua instalação. O primeiro ligado ao PROMULMEC - Programa Experimental de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UNICAMP/OEA/MEC, coordenado pelo professor Ubiratan D’Ambrosio. O segundo projeto denominamos “Projeto Sangiorgi”, elaborado pelo GEEM – Grupo de Estudos do Ensino de Matemática, sob a liderança do professor Osvaldo Sangiorgi. O terceiro e exitoso projeto ligou-se à criação do Mestrado em Educação Matemática – Área de Concentração: Ensino da Matemática e suas Fundamentações Filosófico-Científicas da UNESP de Rio Claro. Todos esses projetos foram analisados a partir da documentação contida no APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio. A análise desses projetos foi desenvolvida tendo em consideração referentes da História Cultural, da Sociologia das Ciências e de estudos sócio-históricos. Buscou-se responder à seguinte questão: quais fatores revelaram-se como determinantes para o sucesso e/ou fracasso de projetos de institucionalização da Educação Matemática como área de pesquisa no Brasil? Como resposta foi possível conhecer, sobretudo por meio de cartas do APUA, as dinâmicas de institucionalização, descortinando o papel da CAPES e os embates entre campos vizinhos aos da Educação Matemática, no movimento de emergência dessa nova área.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/ INRP- Paris (1997). Pós-Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Professor da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2008/2009). Realizou estágio-pesquisa FAPESP na Université de Genève, Suíça, junto à Équipe de Recherche en Histoire des Sciences de lÉducation (ERHISE) em 2015 e 2017. Presidente do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (ghemat-brasil.com.br). Coordenador do GHEMAT-SP (ghemat.com.br). Professor Associado Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-GRICES (Brasil-Portugal) (2006-2009).Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2014-2017). Professor Visitante da Universidade de Múrcia, Espanha, em 2019. Presidente da Comissão Científica do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática (Curitiba, 2013). Membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2011-2013). Coordenador de Matemática do Projeto Livres - Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005). Editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2011-2013). Co-editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2013-2016). Co-chair do II Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (México, 2013). Membro do Comitê de Avaliação Externa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, desde 2011. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática (2015-2019). Editor da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática. Editor do Boletim Acervo, do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Coordenador Adjunto do PNLD 2023. Coordenador de Projeto Temático FAPESP (2017-2023). Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2024-2028). Presidente do Comitê Internacional Ibero-americano de História da Educação Matemática. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática, história da matemática, saber profissional do professor de matemática

References

BARROS, J. A. Contribuição para o estudo dos “campos disciplinares”. Revista ALPHA. Patos de Minas. UNIPAM, V. 11, p. 205-216, 2010.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência – por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora Unesp, 2004b.

CHARTIER, R. (Org.). La correspondance: les usages de la lettre au XIXe. siècle. Paris: Fayard, 1991.

DANTE, L. R. Relatório de Luiz Roberto Dante. divulgado aos professores e alunos do mestrado em Ensino de Matemática da UNESP Rio Claro, dando informações sobre o primeiro ano de funcionamento do Programa, alunos, disciplinas e mencionando dificuldades com a CAPES, 1985.

D’AMBROSIO, U. Carta ao Ministro da Educação Ney Braga. 16/05/1974. Santos, SP: APUA – Centro da Memória Científica e Pedagógica do Ensino de Matemática.

D’AMBROSIO, U. Uma síntese do Programa Experimental de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UNICAMP/OEA/MEC (1975-1984). In: NARDI, R.; GONÇALVES, T. V. O. (Orgs.). A Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. p. 56-84.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da Educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: L F Editorial, 2017, p. 21-54)

MIRANDA, G. A. Passos Embrionários da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil: Personagens e Produções do Primeiro Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Unicamp. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Goiás, 2015.

REGULAMENTO do Curso de Pós-Graduação em Matemática. Área de Concentração em Ensino da Matemática. Nível: Mestrado. Rio Claro, SP, 1984.

SANGIORGI, O. Carta a Ubiratan D’Ambrosio. 25/07/1977. Santos, SP: APUA – Centro da Memória Científica e Pedagógica do Ensino de Matemática.

VALENTE, W. R. Ubiratan D’Ambrosio – conversas, memórias, vida acadêmica, etnomatemática, história da matemática, inventário sumário do arquivo pessoal. São Paulo: Annablume/CNPq, 2007.

VALENTE, W. R. (Org.). Osvaldo Sangiorgi – um professor moderno. São Paulo: L F Editorial, 2008.

VALENTE, W. R. Matemática, Educação e História da Educação Matemática: campos disciplinares e o saber profissional do professor que ensina matemática. In: Valente, Wagner Rodrigues (Org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: LF Editorial, 2020a. p. 187-210.

VALENTE, W. R. (Org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: L F Editorial, 2020b.

VALENTE, W. R. O Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil como laboratório para pesquisas: APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio e sua correspondência epistolar. PARADIGMA, 44(3), p. 277-296, 2023. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p277-296.id1452 DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p277-296.id1452

VALENTE, W. R.; DOMINGUES, J. M.; ROCHA, E. A. R. O PROMULMEC e os primeiros passos da Educação Matemática: processos e dinâmicas da constituição de um novo campo profissional e de pesquisas. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, PR: PUC-PR (no prelo/ 2024).

VILLELA, L. M. A. GRUEMA: uma contribuição para a história da Educação Matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, São Paulo, Brasil, 2009.

Published

2024-07-26
Métricas
  • Visualizações do Artigo 410
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 182

How to Cite

VALENTE, Wagner Rodrigues. Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio e os projetos de institucionalização da Educação Matemática como área de pesquisa. REMATEC, Belém, vol. 19, no. 49, p. e2024003, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n49.e2024003.id658. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/658. Acesso em: 2 may. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos