O documento curricular referencial da Bahia e os textos do discurso instrucional do caderno de matemática para os anos iniciais
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024006.id717Keywords:
Discurso instrucional, Documento curricular, Anos iniciaisAbstract
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as regras discursivas que regulam os textos do discurso instrucional de álgebra no documento curricular referencial da Bahia (DCRB) e no Caderno de Matemática deste documento, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo envolve uma abordagem qualitativa e foi desenvolvido numa perspectiva sociológica, por meio da linguagem de descrição, modelo de investigação proposto por Basil Bernstein. A pesquisa foi realizada a partir da análise documental do DCRB e do caderno de matemática, do DCRB. Por meio da análise foram levantadas quatro categorias, que possibilitaram a discussão dos resultados, a saber: a primeira, organização de orientações metodológicas; a segunda, seleção de objetos de conhecimento e habilidades; a terceira, sequenciamento e ritmo do texto do discurso instrucional algébrico, e a quarta, avaliação da álgebra e seus critérios. Com os resultados foi possível a identificação de inovações, possibilidades e desafios apresentados, em relação às três categorias discutidas. Com isso, vale considerar a importância da formação docente sobre o novo documento curricular e de levar em consideração outros estudos, que possibilitem a ampliação do conhecimento sobre as dúvidas em tais processos formativos.
Downloads
Metrics
References
ALMEIDA, Uildo Bezerra de. O ensino das sequências recursivas no ensino fundamental de acordo com o currículo de Pernambuco. 2020. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió.
BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Documento curricular referencial da Bahia para educação infantil e ensino fundamental. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020.
BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Caderno de Orientações Metodológicas para o Trabalho em Sala de Aula à Luz do Documento Curricular Referencial da Bahia para educação infantil e ensino fundamental. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2022.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.
BUENO, Luciano Teles; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. A Implantação da BNCC no Município de Xinguara estado do Pará na visão dos professores de Matemática Implantação da BNCC em Xinguara, Pará. REMATEC, Belém, v. 18, n. 43, 2023. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/462. Acesso em: 9 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023004.id462
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, código, controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
BERNSTEIN, Basil. Pedagogy, symbolic control and identity: theory research Critique. Revised Edition. London: Taylor and Francis, 2000.
BERNSTEIN, Basil. Pedagogia, control simbólico e identidad. Madrid: Morata, 2017.
BERNSTEIN, Bernstein. Class, codes and control: The structuring of pedagogic discourse. Londres: Routledge, 2003. (v.4). DOI: https://doi.org/10.4324/9780203011263
LINS, Romulo; J. Giménez. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus Editora, 1997.
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 147
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 32