O documento curricular referencial da Bahia e os textos do discurso instrucional do caderno de matemática para os anos iniciais

Authors

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024006.id717

Keywords:

Discurso instrucional, Documento curricular, Anos iniciais

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as regras discursivas que regulam os textos do discurso instrucional de álgebra no documento curricular referencial da Bahia (DCRB) e no Caderno de Matemática deste documento, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo envolve uma abordagem qualitativa e foi desenvolvido numa perspectiva sociológica, por meio da linguagem de descrição, modelo de investigação proposto por Basil Bernstein. A pesquisa foi realizada a partir da análise documental do DCRB e do caderno de matemática, do DCRB. Por meio da análise foram levantadas quatro categorias, que possibilitaram a discussão dos resultados, a saber: a primeira, organização de orientações metodológicas; a segunda, seleção de objetos de conhecimento e habilidades; a terceira, sequenciamento e ritmo do texto do discurso instrucional algébrico, e a quarta, avaliação da álgebra e seus critérios. Com os resultados foi possível a identificação de inovações, possibilidades e desafios apresentados, em relação às três categorias discutidas. Com isso, vale considerar a importância da formação docente sobre o novo documento curricular e de levar em consideração outros estudos, que possibilitem a ampliação do conhecimento sobre as dúvidas em tais processos formativos.

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Author Biographies

Ana Virginia de Almeida Luna, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS). Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Larissa Santana de Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

 

Vanessa Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestranda na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Professora, Colégio Despertar, Feira de Santana, Bahia, Brasil. 

References

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Published

2024-12-31
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How to Cite

LUNA, Ana Virginia de Almeida; ALMEIDA, Larissa Santana de; SILVA, Vanessa. O documento curricular referencial da Bahia e os textos do discurso instrucional do caderno de matemática para os anos iniciais . REMATEC, Belém, vol. 19, no. 51, p. e2024006, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024006.id717. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/717. Acesso em: 1 may. 2025.

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