Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática

Autores/as

  • Raimundo Otoni Melo Figueiredo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Palabras clave:

Intercontextualidade, Prática Educativa, Matemática, Iniciação à Docência

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão sobre a interconexão dos contextos epistemológico e pedagógico, como resultado de análises no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), como parte das pesquisas realizadas para o meu doutoramento em Educação Matemática pelo IEMCI/UFPA, que  se volta para a iniciação à  docência em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). O objetivo é discutir sobre a intercontextualidade epistemológico-pedagógica na iniciação à docência em Matemática, por meio das práticas educativas dinamizadas pelo PIBID/IFPA/Matemática. A metodologia, baseada em princípios epistemológicos e pedagógicos, se fundamenta em um quadro teórico constituído, pelas contribuições formuladas por io e Crema (1993) e Zabala  (1998).  Os  resultados,  obtidos  por  apontam as  contribuições  da  dinamização  de  práticas educativas  na iniciação  à docência  em Matemática,  na  interface  dos  contextos  epistemológico  e pedagógico.

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Publicado

2017-04-09
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Cómo citar

MELO FIGUEIREDO, Raimundo Otoni. Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática. REMATEC, Belém, vol. 12, n.º 24, 2017. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/255. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos