Etnomatemática e investigação nas atividades cotidianas dos xerente
Resumen
O presente artigo é parte de nossa pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do rio Grande do Norte. Neste estudo, realizamos uma experiencia de formação continuada na área de Matemática, com os professores indígenas Xerente. Tomamos como referência os conhecimentos próprios da cultura, numa visão pedagógica, partindo de suas atividades diárias e experiências de vida. Focalizamos nossa investigação na investigação, descrição, discussão e aplicação dos conhecimentos matemáticos pelos professores, dentro do contexto histórico, cultural, social e político desta etnia. Buscamos, também, em nossas investigações as idéias matemáticas evidenciadas nas atividades cotidianas vivenciadas pelos indígenas e nos apropriaremos dessas idéias para que possamos transformá-las em ações pedagógicas. Só assim, acreditamos ser possível estabelecermos uma conexão entre o cotidiano e a prática docente.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
- Visualizações do Artigo 214
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 104