Etnomatemática e investigação nas atividades cotidianas dos xerente

Autores

  • Elisângela Aparecida Pereira de Melo

Resumo

O presente artigo é parte de nossa pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do rio Grande do Norte. Neste estudo, realizamos uma experiencia de formação continuada na área de Matemática, com os professores indígenas Xerente. Tomamos como referência os conhecimentos próprios da cultura, numa visão pedagógica, partindo de suas atividades diárias e experiências de vida. Focalizamos nossa investigação na investigação, descrição, discussão e aplicação dos conhecimentos matemáticos pelos professores, dentro do contexto histórico, cultural, social e político desta etnia. Buscamos, também, em nossas investigações as idéias matemáticas evidenciadas nas atividades cotidianas vivenciadas pelos indígenas e nos apropriaremos dessas idéias para que possamos   transformá-las em ações pedagógicas. Só assim, acreditamos ser possível estabelecermos uma conexão entre o cotidiano e a prática docente.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
115
Jul 2007Jan 2008Jul 2008Jan 2009Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202611
|

Downloads

Publicado

2007-04-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 226
  • PDF downloads: 115

Como Citar

PEREIRA DE MELO, Elisângela Aparecida. Etnomatemática e investigação nas atividades cotidianas dos xerente. REMATEC, Belém, v. 2, n. 3, p. 31–35, 2007. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/420. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)