Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p60-73.id504Palavras-chave:
Fotografia, Matemática, Arte, Ensino de Matemática, Análise de imagemResumo
Nesse artigo discutimos algumas das conexões possíveis entre Fotografia e Matemática. Apresentamos cinco atividades que podem ser desenvolvidas em aulas, de modo a explorar a Matemática presente na prática da fotografia. As atividades visam não apenas abordar conceitos matemáticos, mas também propor situações que favoreçam o exercício da leitura de imagens, com os estudantes, de modo a ampliar seus conhecimentos sobre os processos fotográficos. Chamamos atenção para a necessidade do aprendizado da prática da leitura/análise de imagens como estratégia para o combate a prática das Fake News que fazem uso de montagens com fotografias. Nesse sentido conhecer elementos do processo de produção das fotografias e a matemática presente nestes processos pode subsidiar leituras críticas sobre a realidade social e promover exercícios de criação de sequências didáticas que articulem Matemática e Arte.
Downloads
Métricas
Referências
BRAGG, L. A.; NICOL, C. Seeing mathematics through a new lens: using photos in the mathematics classroom. Australian mathematics teacher. v. 67, n. 3, p. 3-9, 2011
CATANO, V. A solução para os problemas da câmara escura no Paraliponema de Johannes Kepler (1571-1630). 2008. 95f. Dissertação (Mestrado). PUC SP. Programa de Pós Graduação em História da Ciência. São Paulo, 2008.
DUBESSET, D. Os segredos da macrofotografia criativa: técnicas, composição, estética. São Paulo: Editora SENAC, 2018.
FRANTZ, D. S. 2015. 205f. Potencialidades da fotografia para o ensino de geometria e proporção em uma escola do campo. 2015. Dissertação (Mestrado). UGRGS. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. Porto Alegre, 2015.
FREEMAN, M. A mente do fotógrafo: pensamento criativo para fotografias digitais incríveis. Porto Alegre: Bookman, 2012.
HACKING, J. Tudo sobre fotografia. Tradução Beatriz Medina. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
LARROSA, J. et al. Tremores: Escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MACIEL, A. M.; RÊGO, R. G.; CARLOS, E. J. Possibilidades pedagógicas o uso da imagem fotográfica no livro didático de matemática. BOLEMA. v. 31, n. 57, p. 344-364, abril 2017. Acesso 01 março 2022. https://www.scielo.br/j/bolema/a/D9VJMPS7nT85rcjk6j9Hhzq/?format=pdf&lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a17
MANGEL, A. Lendo imagens. Tradução Rubens Figueiredo, Rosaura Eischemberg, Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SANTOS, C. A.; NACARATO, A. M. Aprendizagem da geometria na educação básica: a fotografia e a escrita em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 2014.
SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 2015.
VIEIRA, G. A.; COSTA, R. J.; CARDOSO, S. L. Observando a matemática através do projeto de fotografia. In Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011. Acesso 01 março 2022
https://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/563/855.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 1430
- PDF downloads: 571