Conhecimentos Profissionais para a Formação Inicial e do (e para o) Professor de Matemática
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.e2023044.id630Palavras-chave:
Formação de Professores, . Educação Matemática, Conhecimentos Profissionais, Licenciatura em Matemática, Currículo FormativoResumo
O objetivo deste ensaio é apresentar uma discussão teórica que evidencia elementos de conhecimentos profissionais para a formação inicial e do (e para o) professor de matemática em formação inicial como fundamentação para (re)pensar as licenciaturas em Matemática. A partir de uma análise das principais teorias e modelos que fundamentam o conhecimento docente, este ensaio destaca a importância da integração de saberes pedagógicos e específicos da matemática na formação dos futuros professores. A discussão proposta visa contribuir para a reestruturação dos currículos das licenciaturas em Matemática, promovendo uma formação mais coerente e alinhada às demandas contemporâneas da educação matemática. Os resultados apontam para a necessidade de integrar conhecimentos profissionais tipificados pela literatura aos cursos de Licenciatura em Matemática no sentido de estarem tanto nos currículos como nas práticas dos formadores de professores para que estes desenvolvam conhecimentos especializados dos professores em formação inicial.
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