UBIRATAN D’AMBROSIO REVIEWER: Estratégias de produção, circulação e apropriação da Matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025002.id747

Palavras-chave:

Matemática, História, Arquivo Pessoal, Universidade

Resumo

Este estudo explicita uma rede de sociabilidade (Sirinelli, 1986) construída por Ubiratan D’Ambrosio (1932-2021). Com ela, interessa dar visibilidade aos espaços compartilhados por este personagem, desvelando formas de como agem intelectuais na produção, circulação e apropriação de novos conhecimentos. Em específico, o trabalho volta a atenção para a documentação epistolar presente no Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio (APUA). Para atingir o objetivo proposto, trabalha-se com os dados por meio do software Gephi, gerando gráficos que permitem visualizar correspondências trocadas por D’Ambrosio no período de sua estadia nos EUA (1964-1972). D’Ambrosio é reconhecido internacionalmente em diferentes campos do conhecimento, sobretudo na Educação Matemática, História da Matemática e Etnomatemática. Este professor deixou legado enorme de documentos que permitem diferentes análises sobre a emergência e consolidação dessas searas de pesquisa no Brasil. O resultado do estudo mostra estratégias que foram utilizadas por D’Ambrosio, para estar ciente do movimento de produção e circulação da matemática em nível internacional. Elas apontam para as ações desse professor como revisor de periódicos que inventariavam os estudos matemáticos entre as décadas de 1960 e 1970.

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Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente , Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo/ INRP- Paris (1997). Pós-Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Professor da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2008/2009). Realizou estágio-pesquisa FAPESP na Université de Genève, Suíça, junto à Équipe de Recherche en Histoire des Sciences de lÉducation (ERHISE) em 2015 e 2017. Presidente do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (ghemat-brasil.com.br). Coordenador do GHEMAT-SP (ghemat.com.br). Professor Associado Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-GRICES (Brasil-Portugal) (2006-2009).Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2014-2017). Professor Visitante da Universidade de Múrcia, Espanha, em 2019. Presidente da Comissão Científica do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática (Curitiba, 2013). Membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2011-2013). Coordenador de Matemática do Projeto Livres - Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005). Editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2011-2013). Co-editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2013-2016). Co-chair do II Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (México, 2013). Membro do Comitê de Avaliação Externa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, desde 2011. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática (2015-2019). Editor da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática. Editor do Boletim Acervo, do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. Editor Associado da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE). Coordenador Adjunto do PNLD 2023. Coordenador de Projeto Temático FAPESP (2017-2023). Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2024-2028). Presidente do Comitê Internacional Ibero-americano de História da Educação Matemática. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática, história da matemática, saber profissional do professor de matemática

Reginaldo Virgínio da Silva Filho, Universidade Federal de São Paulo

Graduando do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pesquisador júnior do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no nível de Iniciação Científica. Foi aluno-residente no subprojeto de Pedagogia no Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), desenvolvido pela UNIFESP (2022-2024). Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica Júnior do CNPq (2019), pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Tem interesse em pesquisas sobre Educação com ênfase em Fundamentos da Educação, Tópicos Específicos de Educação e na Formação de Professores. 

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Publicado

2025-03-30
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Como Citar

VALENTE , Wagner Rodrigues; SILVA FILHO, Reginaldo Virgínio da. UBIRATAN D’AMBROSIO REVIEWER: Estratégias de produção, circulação e apropriação da Matemática. REMATEC, Belém, v. 20, n. 53, p. e2025002, 2025. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025002.id747. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/747. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos