Matemática e integração de Saberes nos Anos Iniciais em Escola Ribeirinha: a prática da Biojoia
Palavras-chave:
Prática docente, Escola Ribeirinha, Matemática nos Anos Iniciais, Integração de saberesResumo
A prática docente possui papel fundamental no campo educacional em qualquer nível de ensino. Logo, as ações dos professores na escola devem espelhar o contexto vivido pelos estudantes, sobretudo em turmas multianos ribeirinhas nas quais o universo é plural. As práticas docentes nas escolas campesinas têm mobilizado diversos estudos e novos argumentos ganham potência a partir das pesquisas de Oliveira (2008), Hage (2011), Lopes (2013) e Bem (2016). O que demonstra a
importância de discutir as práticas desenvolvidas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em turmas multianos. Ao longo de nove meses (julho de 2016 a abril 2017) entrevistamos e realizamos observações nas salas de aula de três professores em uma escola ribeirinha do município de Ponta de Pedras, Ilha de Marajó, Pará. Neste artigo objetivamos analisar o desenvolvimento de uma prática docente, intitulada Biojoia, que integra conteúdos matemáticos trabalhados nos Anos Iniciais da Educação Básica a outras áreas do conhecimento. Como resultado, compreendemos que o projeto biojoia contribuiu para o aprendizado dos alunos no que diz respeito as operações matemáticas de adição e multiplicação; valor monetário; números decimais; unidade; dezena e centena, bem como sobre a extração adequada de sementes e outras matérias-primas de modo a preservar as florestas. Conclui-se que a vida ribeirinha amazônica – se reatualizada pelas práticas educativas nas escolas – permite a afirmação e atualização da diversidade sociocultural da região.
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Referências
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