POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Autores

  • Ubiratan D’Ambrosio Universidade Bandeirante de São Paulo

Palavras-chave:

História, Matemática, Educação, Educação Matemática

Resumo

Neste trabalho discuto a História da Matemática sob enfoque teórico que considera a origem do pensamento matemático como estratégias desenvolvidas por comunidades para sua sobrevivência e transcendência. Nesse enfoque, ouve-se a população em geral, não somente os acadêmicos. Recorro à linha historiográfica que vai ganhando importância que é sobre os chamados ”invisible actors”. A partir daí, procura-se entender a evolução dos instrumentos materiais (artefatos) e intelectuais (mentefatos) que se organizam como métodos e teorias que levam a invenções e inovações. Dentre esses instrumentos destaca-se a Matemática, objeto das reflexões deste trabalho.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,009
Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202673
|

Downloads

Publicado

2013-04-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 3130
  • PDF downloads: 1016

Como Citar

D’AMBROSIO, Ubiratan. POR QUE E COMO ENSINAR HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. REMATEC, Belém, v. 8, n. 12, p. 07–21, 2013. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/355. Acesso em: 19 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.