Robótica educacional na aprendizagem de média aritmética e moda no ensino médio

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025001.id674

Palavras-chave:

Tecnologia Digital, Robótica Educacional, Matemática, Ensino, Teoria da Atividade

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado que visou compreender as contribuições da Robótica Educacional para a aprendizagem de Média Aritmética e Moda no Ensino Médio. Adotando o paradigma qualitativo, a produção de dados foi feita por observação participante, diário de campo, registros em áudio e vídeo, e grupo focal, com participantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Assembleia de Deus, em Barra do Bugres - MT. A análise, guiada pela Teoria da Atividade, destacou a multivocalidade e a historicidade dos dados transcritos. Os resultados indicam que a Robótica contribui para a aprendizagem de média aritmética e moda possibilitando aos participantes a compreensão da linguagem matemática, convertendo-a em linguagem de programação, promovendo um diálogo colaborativo que intensificou as manifestações discursivas e o entendimento dos conceitos matemáticos. Além da aprendizagem matemática, possibilitou o desenvolvimento de habilidades de colaboração, comunicação e pensamento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Michele Helena Mendes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Matemática, com Licenciatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso em 2009, atualmente atuo na Escola Estadual Assembleia de Deus, lecionando para o Ensino Médio. Experiência anterior inclui três anos como Coordenadora Pedagógica na Escola Estadual "João Catarino de Souza" (2014-2016) e diretora na Escola Estadual João Catarino de Souza (2019-2020), em Barra do Bugres-MT. Sou servidora pública efetiva na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso desde 2014

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado de Mato Grosso

Daise Lago Pereira Souto é docente do departamento de Matemática e coordenadora do GT6 - Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a distância da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática. É docente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM - UNEMAT e do Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECM, da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT (2022-2024) e foi a proponente/coordenadora da proposta 628/2023 de APCN aprovada pela CAPES para a abertura do curso de doutorado no PPGECM. É licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões URI, mestre em Ensino de Ciências no domínio da modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul UNIJUí e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Atualmente desenvolve sua pesquisa de pós-doutorado na UNESP e desenvolve e orienta pesquisas em Educação Matemática com os seguintes focos: Inteligências Artificias Generativas; Tecnologias Digitais; Aprendizagem e Formação de Professores; Educação a Distância on-line; Ensino Híbrido, tendo como principais fundamentos teóricos a Teoria da Atividade e o construto Seres-humanos-com-mídias. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Digitais GEPETD- UNEMAT. Atuou em todos os níveis de ensino, desde a Educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental até o Ensino superior. Atuou também na Educação de Jovens e Adultos, na Educação do Campo, na Educação a Distância, nas licenciaturas parceladas e em turmas graduação denominadas fora de sede. Recebeu, em 2014, o Selo Cultura Acadêmica do Programa PROPG Digital - UNESP - pela obra "Transformações Expansivas na Produção Matemática On-line". É membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática Outras Mídias e Educação Matemática - GPIMEM - UNESP. É membro do Corpo Editorial e revisor de vários periódicos. Atua como parecerista ad hoc de periódicos, editoras, eventos e de editais internos de diversas universidades. Atua principalmente nas seguintes disciplinas: TD e Educação Matemática; Educação a Distância On-line; Estágio Curricular Supervisionado; Geometria Analítica e vetorial, Geometria plana, Geometria espacial; Desenho Geométrico; Trabalho de Conclusão de Curso.

Referências

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

COSTA, M. R. Robótica: Entrá al Mundo de la Inteligencia Artificial. Buenos Aires: Educ.ar, 2012.

ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: an activity-theorica laprroach to developmental research. Helsinki, 1987. Disponível em: <http://lchc.ucsd.edu/MCA/Paper/Engestrom/expanding/toc.thm.>. Acesso em: 17 agosto 2024.

ENGESTRÖM, Y. Activity theory and individual and social transformation. In: ENGESTRÖM, Y.; MIETTINEN, R.; PUNAMÄKI, R (Org.). Perspectives on activity theory. Cambridge England: Cambridge University Press, 1999. p. 19-38. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511812774.003

ENGESTRÖM, Y. Aprendizagem expansiva: por uma reconceituação pela teoria da atividade. In: ILLERIS, K. (org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2001a. p. 68-90.

ENGESTRÖM, Y.; SANNINO, A. Studies of expansive learning: foundations, findings and future challenges. Educational Research Review, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2009.12.002

ENGESTRÖM, Y.; SANNINO, A. Discursive manifestations of contradictions in organizational change efforts: a methodological framework. Journal of Organizational Change Management, v. 24, n. 3, p.368–387, 2011. DOI: https://doi.org/10.1108/09534811111132758

FEIJOO, AMLC. Medidas de tendência central. In: A pesquisa e a estatística na psicologia e na educação [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, pp. 14-22. DOI: https://doi.org/10.7476/9788579820489

GALVÃO, A. P. Robótica educacional e o ensino da matemática: um experimento educacional em desenvolvimento no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado) -Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018.

GALLEGUILLOS, J. E. Modelagem matemática na modalidade online : análise segundo a Teoria da Atividade . Rio Claro, 2016, 213 f, Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas.

KOZULIN, A. O conceito de atividade na psicologia soviética: Vygostky, seus discípulos e seus críticos. In: DANIELS, H. Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Livros Horizonte, Lisboa, 1978.

MENDES, M. H. Robótica Educacional no ensino de média aritmética e moda no ensino médio.130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação/Mestrado) - Curso de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Câmpus de Barrado Bugres, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2024.

PAPERT, Seymour. Mindstorms. 1St Edition. Basics Books. 1980.

PIMENTA, F; TELES, L. F. Gamificação e colaboração como fatores motivadores da aprendizagem. In. Gamificação: como estratégia educativa. Ahmed Zouhrlal, Bruno Santos Ferreira, Carlos Ferreira, et.al. - Brasília: Link Comunicação e Design, 2015.

RODRIGUES, M. M., Modelagem Matemática da Voz, Trigonometria e Robótica: Atividades Interativas. 2020. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Uberlândia, Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Uberlândia – MG, 2020.

SALAMANCA, M. L. P.; LOMBANA, N. B.; HOLGUÍN, W. J. P. Uso de la Robótica Educativa como Herramienta en los Procesos de Enseñanza. Ingeniería Investigación y Desarrollo, v. 10, n. 1, p. 15-23, 2010.

SANTOS, J. M.; FROTA, V. B.; PEREIRA, M. M.; LIMA, H. F. O.; QUEIROZ-NETO, J. P. 114, ROBÔ-TI: Robótica Educacional no Incentivo de Alunos do Ensino Médio na Área de Tecnologia da Informação, Educitec, Manaus, v. 05, n. 11, p. 114-131, jun. 2019.

SILVA, A. F. RoboEduc: Uma Metodologia de Aprendizado com Robótica Educacional. 2009. 133 f. (Doutorado em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Disponível em: ftp://ftp.ufrn.br/pub/biblioteca/ext/bdtd/AlziraFS.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

SILVA, L. J; CARVALHO, F. J. R; Pensando a Robótica na Educação Básica. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 2, n. 1,p. 137-159, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27369

SILVA. P. O. Contradições Internas no Curso Lic-Toon: Produção de Cartoons Digitais na Formação Inicial de Matemática. 139f. Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM. Barra do Bugres -MT, 2019.

SILVA, A. Pokémon Live e a Atividade Matemática nos Anos Iniciais.138 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação/Mestrado) - Curso de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Câmpus de Barrado Bugres, Universidade do Estado de Mato Grosso, 2023.

SOUTO, D. L. P., ARAÚJO, J. L. Possibilidades expansivas do sistema Seres-humanos com-mídias: um encontro com a Teoria da Atividade. In: Borba, M. C., Chiari, A. (Eds.) Tecnologias Digitais e Educação Matemática (p. 71-90). São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.

SOUTO, D. L. P. Transformações expansivas na produção matemática on-line. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2014

Downloads

Publicado

2025-02-28
Métricas
  • Visualizações do Artigo 226
  • PDF downloads: 137

Como Citar

MENDES, Michele Helena; SOUTO, Daise Lago Pereira. Robótica educacional na aprendizagem de média aritmética e moda no ensino médio. REMATEC, Belém, v. 20, n. 53, p. e2025001, 2025. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025001.id674. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/674. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos