Encontros e desencontros entre teorias, metodologias e tecnologias no curso de licenciatura em matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024029.id611

Palavras-chave:

Teorias de aprendizagem, Abordagens Metodológicas, Tecnologias, Licenciatura em matemática

Resumo

Este trabalho visa identificar encontros e desencontros entre teorias de aprendizagem, abordagens metodológicas e tecnologias (digitais ou não) adotadas por 12 professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, campus de Barra do Bugres. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter investigativo, tendo um questionário no Google Forms e planos de ensino como instrumentos de coletas de dados, cuja análise ocorreu pelo movimento da Indução Analítica Modificada. Mediante este movimento, foi possível notar que a maioria dos professores tem dificuldade em harmonizar os aspectos mencionados, ao que parece, pela falta de compreensão dos tipos de abordagens pertinentes, bem como recursos adequados que permitam articular teoria e prática, ou seja, há desencontros na maioria dos casos. Considerando-se a importância desta harmonia, sugere-se uma formação docente, no que compete à harmonização supracitada, seja nas semanas acadêmicas, reuniões pedagógicas e/ou em cursos de formação, principalmente em se considerando as necessidades educacionais contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Bertholdi Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2008) e mestrado em Matemática Universitária (Área de Matemática do Ensino Superior) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2012). Doutorado em andamento pelo programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC. Professora Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atuando na área de Cálculo Diferencial e Integral. Membro do grupo de pesquisa Prática Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM). Membro do Conselho Municipal de Educação de Barra do Bugres/MT (CEB).

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado de Mato Grosso

Daise Lago Pereira Souto é docente do departamento de Matemática, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECM, da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT e coordenadora do GT6 - Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a distância da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática. É colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. É licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões URI, mestre em Ensino de Ciências no domínio da modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul UNIJUí e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Atualmente desenvolve pesquisas em Educação Matemática com os seguintes focos: Tecnologias Digitais, Aprendizagem e Formação de Professores; Educação a Distância on-line, tendo como principais fundamentos teóricos a Teoria da Atividade e o construto Seres-humanos-com-mídias. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Digitais GEPETD- UNEMAT. Atuou em todos os níveis de ensino, desde a Educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental até o Ensino superior. Atuou também na Educação de Jovens e Adultos, na Educação do Campo, na Educação a Distância, nas licenciaturas parceladas e em turmas graduação denominadas fora de sede. Recebeu, em 2014, o Selo Cultura Acadêmica do Programa PROPG Digital - UNESP - pela obra "Transformações Expansivas na Produção Matemática On-line". É membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática Outras Mídias e Educação Matemática - GPIMEM - UNESP. É membro do Corpo Editorial e revisor de vários periódicos. Atua como parecerista ad hoc de periódicos, editoras, eventos e de editais internos de diversas universidades. Atua principalmente nas seguintes disciplinas: TD e Educação Matemática; Educação a Distância On-line; Estágio Curricular Supervisionado; Geometria Analítica e vetorial, Geometria plana, Geometria espacial; Desenho Geométrico; Trabalho de Conclusão de Curso.

Referências

BACICH, Lilian. MORAN, José. (Orgs) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. e-PUB.

BOGDAN, Robert C. BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BORBA, Marcelo de Carvalho. SILVA, Ricardo Scucuglia R. da. GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BORBA, Marcelo de Carvalho. SOUTO, Daise Lago Pereira. JUNIOR, Neil da Rocha Canedo. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

Borba, Marcelo de Carvalho. VILLARREAL, Mónica E. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: Information and Communication Technologies, Modeling, Visualization and Experimentation. v. 39. Nova York: Springer International Publishing, 2005. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/b105001. Acesso em: 20 jan 2022.

CAMARGO, Fausto. DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. e-PUB.

CAVAZOS, Jorge Rodríguez. Una mirada a la pedagogia tradicional y humanista. Presencia Universitaria. Año 3, n. 5, jan/jun 2013, p. 36-45. Disponível em: http://eprints.uanl.mx/3681/. Acesso em: 29 jun 2022.

CULPANI, Alberto. Fisologia da tecnologia: um convite. 3 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016. 233 p.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetike, Campinas, SP, v. 3, n. 1, 1995. DOI: 10.20396/zet.v3i4.8646877. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877. Acesso em: 30 jun 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

ILLERIS, Knud. Uma compreensão abrangente sobre aprendizagem humana. In: ILLERIS Knud (Org.), Teorias contemporâneas da aprendizagem. Tradução: Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 15-30.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. OLIVEIRA, Jão Ferreira de. TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10 ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012.

MITCHAM, C. Thinking through technology: the path between engineeering and philosophy. Chicago: The University of Chicago Press, 1994. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226825397.001.0001

MORAN, José. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 20 jan 2022.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

OENNING, Weslaine Granella. Visões e Manifestações de Tecnologia que Permeiam Objetos Digitais de Aprendizagem para o Ensino de Matemática em Dissertações Brasileiras. Dissertação (Ensino de Ciências e Matemática) Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Barra do Bugres, 2021. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/WESLAINE_GRANELLA_OENNING(1).pdf. Acesso em: 30 jun 2022.

TESSER, George João. Principais linhas epistemológicas contemporâneas. Educar em Revista, Curitiba, v. 10, n. 10, p. 91-98, 1995. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36044. Acesso em: 22 jun 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.131

Downloads

Publicado

2024-08-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 381
  • PDF downloads: 128

Como Citar

MACHADO, Luciana Bertholdi; MENDES, Iran Abreu; SOUTO, Daise Lago Pereira. Encontros e desencontros entre teorias, metodologias e tecnologias no curso de licenciatura em matemática. REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024029, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024029.id611. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/611. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>