Robótica educacional na aprendizagem de média aritmética e moda no ensino médio
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2025.n53.e2025001.id674Keywords:
Tecnologia Digital, Robótica Educacional, Matemática, Ensino, Teoria da AtividadeAbstract
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado que visou compreender as contribuições da Robótica Educacional para a aprendizagem de Média Aritmética e Moda no Ensino Médio. Adotando o paradigma qualitativo, a produção de dados foi feita por observação participante, diário de campo, registros em áudio e vídeo, e grupo focal, com participantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Assembleia de Deus, em Barra do Bugres - MT. A análise, guiada pela Teoria da Atividade, destacou a multivocalidade e a historicidade dos dados transcritos. Os resultados indicam que a Robótica contribui para a aprendizagem de média aritmética e moda possibilitando aos participantes a compreensão da linguagem matemática, convertendo-a em linguagem de programação, promovendo um diálogo colaborativo que intensificou as manifestações discursivas e o entendimento dos conceitos matemáticos. Além da aprendizagem matemática, possibilitou o desenvolvimento de habilidades de colaboração, comunicação e pensamento crítico.
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