O Tabuleiro de Xadrez de John Napier para um estudo da operação de divisão
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024009.id580Keywords:
Operação de divisão, Tabuleiro de Xadrez, História da Matemática, Ensino de matemáticaAbstract
Sendo base fundamental da Matemática, as operações aritméticas estão presentes em diversos conteúdos matemáticos nos diferentes níveis de ensino, porém, apesar disso, ainda são presentes as dificuldades em torno dessas operações. Em particular, a operação de divisão é aquela que apresenta maiores desafios, sendo os principais motivos a complexidade de seu algoritmo e a falta de diferentes estratégias em seu ensino. Baseado nisso, como meio de auxiliar a compreensão desse conteúdo, evidenciamos a interface entre a história e o ensino de matemática, que busca levantar reflexões sobre o processo da construção do conhecimento matemático, por meio de recursos advindo da história da matemática, como os instrumentos matemáticos. Dessa forma, nesse estudo objetivamos debater sobre a manipulação da operação de divisão no instrumento Tabuleiro de Xadrez de John Napier, o qual pode proporcionar a observação de diferentes conceitos, mostrando-se como um potencializador didático e uma estratégia para o ensino dessa operação.
Downloads
Metrics
References
ALMEIDA, Jeniffer Pires de. A operação de multiplicação no Tabuleiro de Xadrez de John Napier para o estudo de conceitos matemáticos na formação do professor. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2022) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022.
ALMEIDA, Jeniffer Pires de.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A Aritmética de Localização de John Napier para a multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 43–56, 2020.
ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 691–706, 2021. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4936
ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Conceitos matemáticos na graduação numérica do instrumento Tabuleiro de Xadrez de John Napier com base em uma prática universitária. Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, v. 8, n. 2, p. e1022, 1–10, 2023. DOI: https://doi.org/10.18764/2447-5777v8n2.2022.10
ALTOÉ, Renan Oliveira. Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no ensino fundamental: uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas. 2017. 227 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação, Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
LAUTERT, Síntria Labres. As dificuldades das crianças com divisão: um estudo de intervenção. 2005.Tese de Doutorado (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
MARTINS, Eugeniano Brito. Conhecimentos matemáticos mobilizados na manipulação das barras de calcular de John Napier descritas no tratado Rabdologiae de 1617. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal do Ceará, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza, 2019.
MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa. As barras de calcular de Napier: Percepções de uma primeira manipulação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 6, n. 18, p. 53-64, 2019. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v6i18.2320
MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela. O ensino de matemática no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986.
NAPIER, John. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas: cum appendice de expeditíssimo multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. In: RICE, Brian; GONZÁLEZ-VELASCO, Enrique; CORRIGAN, Alexander. The Life and Works of John Napier. Cham: Springer, 2017. p. 652-749.
RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; CAVALCANTE, Davi Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O procedimento de construção das varetas do Promptuario de John Napier (1550-1617). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 21, p. 112-121, 2020. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i21.4453
RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O processo de graduação e uma utilização do Promptuario para multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, v. 7, n. 2, p. 1-11, 2021.
RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; OLIVEIRA, Gisele Pereira. O uso do Promptuario de John Napier (1550–1617) para o Ensino de Multiplicação à luz da percepção de Licenciandos da UECE. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, n. 26, p. 359-373, 2022. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8028
RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O ensino de multiplicação a partir do manuseio do Promptuario de John Napier: uma experiência na formação inicial de professores de matemática. CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, v. 4, n. 5, p. 38-56, 2023. DOI: https://doi.org/10.21166/ctp.v4i5.2925
SAITO, Fumikazu. A reconstrução de antigos instrumentos matemáticos dirigida para formação de professores. Educação: Teoria e Prática, v. 29, n. 62, p. 571-589, 2019. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p571-589
SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da Matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p.89-111, mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000100007
SILVA, Lílian Cristine Camargos. Ressignificando a Construção dos Algoritmos da Adição e Subtração. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica (PUC), 2015.
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 518
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 225