Explorando a teoria da objetivação: discussões em grupo, elaboração e resolução de problemas envolvendo equações
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n50.e2024013.id702Keywords:
Pensamento Algébrico, Equações, Situação problemasAbstract
O artigo relata uma pesquisa em um encontro formativo com professoras que ensinam matemática do Ensino Fundamental em Recife, PE. As professoras elaboraram problemas resolvíveis por equações do tipo AX+B=C, fundamentados na Teoria da Objetivação, que se baseia em preceitos dialéticos e hegelianos. A pesquisa analisou o pensamento algébrico e a simplificação de equações por meio de videogravações do encontro, que durou quatro horas. Participaram do encontro formativo 6 professoras com formação inicial em Pedagogia. A análise dos dados utilizou um sistema multimodal com sistemas semióticos icônico e alfanumérico, abordando desenhos, falas e registros escritos. Os resultados mostraram que as professoras representaram a igualdade de maneira relacional, indicando formas de pensamento algébrico na resolução dos problemas e explicações fornecidas por meio de bilhetes.
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