Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo

Autores/as

  • Isabel Cristina Rodrigues de Lucena Universidade Federal do Pará
  • Carlos Alberto Nobre da Silva Fundação Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira

Palabras clave:

Práticas sociais, Projetos de investigação, Transdisciplinaridade, Investigações socioculturais

Resumen

Evidenciar as possibilidades de transformação que uma ação educacional-escolar transdisciplinar acerca da realidade sociocultural dos estudantes-moradores de uma comunidade ribeirinha da Ilha de Cotijuba, em Belém, Pará, traz para a formação escolar e para revitalizar os conhecimentos e práticas sociais da comunidade, implica em transformar a sala de aula de matemática em um espaço de investigação do entorno sociocultural. Contextualizada no processo de crise do paradigma dominante nas ciências, problematizando-a em dialogia com a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica na perspectiva dos Projetos de Investigação, da análise do método de investigação que emerge da pesquisa realizada, bem como as possibilidades pedagógicas emergentes.

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Publicado

2016-10-29
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Cómo citar

RODRIGUES DE LUCENA, Isabel Cristina; NOBRE DA SILVA, Carlos Alberto. Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo. REMATEC, Belém, vol. 10, n.º 20, 2016. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/290. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos

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