Ensino e Aprendizagem de Matemática para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024020.id649

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, TDAH, Ensino de Matemática

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fazer um levantamento bibliográfico em dois principais catálogos/bancos de dissertações e teses, sobre o ensino e aprendizagem de matemática para alunos com TDAH, e diante disso, trazer alguns resultados que norteiam a pesquisa. Porta-se de um levantamento bibliográfico, de abordagem quantitativa e qualitativa, cujas produções foram encontradas nas seguintes bases de dados: Catálogo de Dissertações e Teses (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses (BDTD). A partir dos seguintes descritores: “Ensino, Aprendizagem, TDAH e Ensino de Matemática”. Foram encontradas 18 pesquisas, ambos trabalhos defendidos até o ano de 2023. Os resultados apontam escassez de pesquisas no processo de ensino e aprendizado de matemática voltado para alunos com TDAH, traz ainda algumas estratégias que contribuem nesse processo. No entanto, ainda há lacunas a serem preenchidas, especialmente em relação à implementação de práticas eficazes a longo prazo. A análise temporal revela uma evolução significativa no campo, mas também destaca a necessidade contínua de pesquisa e desenvolvimento nessa área vital da educação científica. Além disso, revela a necessidade de mais pesquisas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

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Biografia do Autor

Railson Chermont Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Atualmente, é Mestrando em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA); Possui Graduação em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (UFPA), Especialista em Formação em Matemática e suas Tecnologias (CEAD/UFPI); Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Inclusão (RUAKÉ/CNPQ). Membro da Associação Brasileira de Matemática (SBEM). Possui curso Técnico em Informática. Tem experiências em pesquisas em práticas docentes interdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem nos anos inicias e EJAI, pesquisas que envolvem as relações étnico raciais, Interculturalidade e Educação Matemática na perspectiva da Inclusão. Desenvolve pesquisas sobre Educação Matemática na perspectiva da Inclusão nos anos iniciais, Ensino e Aprendizagem de Geometria voltados para crianças com TDAH e Formação de Professores da Educação Básica.

Elielson Ribeiro de Sales, Universidade Federal do Pará

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará, mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará no Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, coordenador do Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão), membro do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Atua na área de Ensino, com ênfase em Educação em Ciências e Matemáticas nos seguintes temas: Ensino e aprendizagem de ciências e matemáticas em uma perspectiva inclusiva.

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2024-07-16
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Como Citar

GONÇALVES, Railson Chermont; SALES, Elielson Ribeiro de. Ensino e Aprendizagem de Matemática para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). REMATEC, Belém, v. 19, n. 47, p. e2024020, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024020.id649. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/649. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos