Caracterizações do Pensamento Algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise do Currículo da Cidade da Rede Municipal de São Paulo
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024002.id713Palavras-chave:
Pensamento Algébrico, Álgebra, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo
O presente texto tem por objetivo identificar e analisar as caracterizações do Pensamento Algébrico nos Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental prescritos no Currículo da Cidade da Rede Municipal de São Paulo, bem como analisar esses Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento na perspectiva da dimensão do processo cognitivo de Bloom (1956). Para tanto, o estudo se insere em uma pesquisa de natureza qualitativa, de tipologia documental. Dentre os resultados destacamos a necessidade de algumas alterações a serem feitas no Currículo da Cidade (São Paulo, 2019), principalmente no que tange à ampliação de alguns objetivos em alguns anos de escolaridade, pois percebemos que há um objetivo apontado para um dos anos de escolaridade e depois esse objetivo desaparece dos anos subsequentes e volta em outros, o que mostra uma falta de continuidade.
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