Caracterizações do Pensamento Algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise do Currículo da Cidade da Rede Municipal de São Paulo

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024002.id713

Palavras-chave:

Pensamento Algébrico, Álgebra, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

O presente texto tem por objetivo identificar e analisar as caracterizações do Pensamento Algébrico nos Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental prescritos no Currículo da Cidade da Rede Municipal de São Paulo, bem como analisar esses  Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento na perspectiva da dimensão do processo cognitivo de Bloom (1956). Para tanto, o estudo se insere em uma pesquisa de natureza qualitativa, de tipologia documental. Dentre os resultados destacamos a necessidade de algumas alterações a serem feitas no Currículo da Cidade (São Paulo, 2019), principalmente no que tange à ampliação de alguns objetivos em alguns anos de escolaridade, pois percebemos que há um objetivo apontado para um dos anos de escolaridade e depois esse objetivo desaparece dos anos subsequentes e volta em outros, o que mostra uma falta de continuidade.

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Biografia do Autor

Suzete de Souza Borelli, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Docente do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).  São Paulo, São Paulo, Brasil.

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Docente do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).  São Paulo, São Paulo, Brasil. 

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Educação  Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).  São Paulo, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2024-12-31
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Como Citar

BORELLI, Suzete de Souza; MARTINS, Priscila Bernardo; CURI, Edda. Caracterizações do Pensamento Algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise do Currículo da Cidade da Rede Municipal de São Paulo. REMATEC, Belém, v. 19, n. 51, p. e2024002, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024002.id713. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/713. Acesso em: 1 maio. 2025.