O pensamento algébrico no documento curricular de Roraima nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024008.id719

Palavras-chave:

Educação Matemática, Currículo, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar como o pensamento algébrico tem sido abordado no documento curricular do estado de Roraima nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa investigação faz parte de uma pesquisa maior que contempla analisar como o pensamento algébrico tem sido apresentado nos documentos curriculares dos diferentes estados brasileiros. Para o seu desenvolvimento realizamos uma análise documental do documento que rege a educação estadual de Roraima. A seleção por esse estado se deu por este estar no norte do país, em uma região extrema e afastada dos grandes centros. Salientamos ainda que o fato desse estar em região fronteiriça e ter nos últimos anos recebidos um considerável número de refugiados, nos instigou a realização dessa investigação.    Como resultados nas análises identificamos que o eixo segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e nota-se poucas adaptações e sugestões para a flexibilidade regional.

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Biografia do Autor

Edvonete Souza de Alencar, Universidade de Brasília

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  Professora na Universidade de Brasília. Faculdade de educação (UNB/ FE), Distrito Federal, Brasília, Brasil. 

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2024-12-31
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Como Citar

ALENCAR, Edvonete Souza de. O pensamento algébrico no documento curricular de Roraima nos anos iniciais do Ensino Fundamental . REMATEC, Belém, v. 19, n. 51, p. e2024008, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n51.e2024008.id719. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/719. Acesso em: 1 maio. 2025.

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