Problemas de uma Operação e Problemas que usam uma Operação Aritmética

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024006.id733

Palavras-chave:

Sentença natural de um problema, Problemas de uma operação, Problemas que usam uma operação, Problemas aritméticos, Problemas algébricos

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: O que é um problema de uma das operações aritméticas? Durante a pesquisa foi formulada uma distinção entre problema de uma operação e problema que usa uma operação aritmética. A comparação entre uma distinção entre problemas de uma operação e problemas que usam uma operação aritmética com uma distinção entre problemas aritméticos e problemas algébricos proposta pelos autores em 2008 indicou, por meio da análise da sentença natural de cada tipo de problema, que os problemas aritméticos são sempre problemas de uma operação e que os problemas que usam uma operação nem sempre são algébricos, mas todos os algébricos usam uma ou mais operações aritméticas. Além disso, foi percebido que questões que envolvem as operações aritméticas podem, a partir da sua sentença natural, ser classificadas sobre perspectivas distintas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

John Fossa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Filosofia pela College Of The Holy Cross(1972), mestrado em Filosofia pela Fordham University(1974) e doutorado em Educação Matemática pela Texas A&M University System(1994). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação Matemática, Intuicionismo, Construtivismo Radical. 

Referências

FILLOY, E.; ROJANO, T. Solving Equations: The Transition from Arithmetic to Algebra. For the Learning of Mathematics, v. 9, nº 2, p. 19-25, 1989.

GOMES, J. Q.; SÁ, P. F. de. As questões envolvendo as 4 operações nos livros didáticos brasileiros. In: Encontro de Pesquisa em Educacional do Norte e Nordeste, 15, 2001, São Luís. PROGRAMAÇÃO E RESUMOS, São Luís: UFMA, 2001, 1 CD-ROM.

LINDVALL, C. M.; IBARRA, C. G. Incorrect Procedures Used by Primary Grade Pupils in Solving Open Addition and Subtraction Sentences. Journal for Research in Mathematics Education, v. 11, nº 1, p. 50-62, 1980. DOI: https://doi.org/10.5951/jresematheduc.11.1.0050

LINCHEVSKI. L.; HERSCOVICS, N. Crossing the Cognitive Gap between Arithmetic and Algebra: Operation on the Unknown in Context of Equations. Educational Studies in Mathematics, v. 30, p. 39-65, 1996. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00163752

LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.

NESHER, P.; GREENO, J.G.; RILEY, M.S. The Development of Semantic Categories for Addition and Subtraction. Educational Studies in Mathematics, v. 13, p. 373-394, 1982. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00366618

MARTÍNEZ, E. C. Niveles de compreensión en problemas verbales de comparación multiplicativa. Granada: Editorial COMARES, 1995.

PUIG, L.; CERDAN, F. Problemas Aritméticos Escolares. Madrid: Síntesis,1988.

ROQUE, T. História da Matemática. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SÁ, P. F. de. Qual a relação entre problema aritmético e problema algébrico? Anais do V EBRAPEM, p.383-388, São Paulo: 2001.

SÁ, P. F. de; FOSSA, J. A. Uma distinção entre problemas aritméticos e algébricos. Revista Educação Em Questão, v. 33, nº 19, p. 253-278, 2008. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3936.

SÁ, P. F. de; FOSSA, J. A. Elementos de dificuldade estruturais das questões envolvendo as quatro operações aritméticas. In José Joelson Pimentel de Almeida, Francisco Ferreira Dantas Filho e Flávia Aparecida Bezerra da Silva (Orgs.). Práticas Educativas como Itinerários de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Campina Grande: EDUEPB, 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-31
Métricas
  • Visualizações do Artigo 176
  • PDF downloads: 57

Como Citar

SÁ, Pedro Franco de; FOSSA, John. Problemas de uma Operação e Problemas que usam uma Operação Aritmética. REMATEC, Belém, v. 19, n. 52, p. e2024006, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n52.e2024006.id733. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/733. Acesso em: 1 maio. 2025.