As atividades experimentais no ensino de matemática
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p143-162.id290Palavras-chave:
Teoria da Atividade, Tendências da Educação Matemática, Ensino de Matemática por Atividades ExperimentaisResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ensino de matemática por meio de atividades tendo como base a Teoria da Atividade que objetivou distinguir as atividades utilizadas no ensino de matemática no Brasil. Os resultados indicam que as atuais Tendências em Educação Matemática: Resolução de Problemas, Etnomatemática, Modelagem, Uso de Jogos, Uso de Tecnologias, Uso da História e Investigação Matemática, realizam procedimentos que podem ser caracterizados como atividades no sentido da Teoria da Atividade e que é a organização do trabalho didático, o produto obtido e a forma de participação discente/docente de cada tendência que legitima cada uma delas. Foi também possível concluir a existência de uma outra tendência ainda não registrada na literatura, apesar de já praticada em muitas situações, que foi denominada de Ensino de Matemática por Atividades Experimentais. Além disso, foi possível concluir a existência de oito tipos de gerais de atividade para o ensino de matemática, cada uma com a possibilidade de subtipos.
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