PROFESSORES MODERNOS PARA UMA NOVA ESCOLA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NOS ANOS 1960 E 1970

Autores/as

  • Elisabete Zardo Búrigo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

História da Educação, Educação Matemática, Formação de Professores, Matemática Moderna

Resumen

O artigo discute as marcas imprimidas pelo movimento da matemática moderna aos processos de formação de professores de matemática, no Brasil, nos anos 1960 e 1970. Examina os resultados de trabalhos que estudaram as iniciativas dos  grupos  de  professores  ou  dos  governos  em  relação  à  formação  de professores de matemática, confrontando-os com elementos do cenário mais geral de mudança do sistema escolar e da formação nesse período. Argumenta que a modernização proposta pelos grupos foi componente de um amplo processo de reconfiguração  através  da  qual  se constituiu,  nesse período,  a formação de professores para o novo ensino de 1º grau.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2013-08-10
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1702
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 173

Cómo citar

ZARDO BÚRIGO, Elisabete. PROFESSORES MODERNOS PARA UMA NOVA ESCOLA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NOS ANOS 1960 E 1970. REMATEC, Belém, vol. 8, n.º 13, p. 24–43, 2013. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/346. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos

Artículos más leídos del mismo autor/a