Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023040.id555Palavras-chave:
Tecnologia Digital, Produção de vídeos, Matemática, Ensino, Festival de VídeosResumo
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa em nível de mestrado que teve como objetivo compreender as contribuições para a aprendizagem durante o processo de produção de vídeos com tecnologias digitais por estudantes do Ensino Médio, para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, com o tema educação financeira. Utilizamos o paradigma qualitativo, foram produzidos dados pela observação participante, notas de campo, questionário e grupo focal. Os participantes da pesquisa foram estudantes da turma do 1º ano “B”, da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, em Campo Novo do Parecis - MT. A ferramenta de análise utilizada foram os Miniciclones de Transformações Expansivas. Os resultados do recorte de dados que apresentamos neste artigo indicam que com a produção dos vídeos os estudantes foram capazes de “fazer” matemática com autonomia, alterando o planejamento da professora em algumas situações.
Downloads
Métricas
Referências
ANSCHAU, Fernanda Rauber. Produções Audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Orientadora: Daise Lago Pereira Souto. 2023. 122. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação Strictro Sensu - Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2023.
BORBA, Marcelo. Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e Reorganização do Pensamento. In: Bicudo, M. A. V., Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
BORBA, Marcelo de Carvalho. ARAÚJO, Jussara de Loiola Araújo. Pesquisa qualitativa em educação matemática. 6ª edição. Editora autêntica, 2003.
BORBA, Marcelo de Carvalho. VILLARREAL, Monica. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer, 2005. DOI: https://doi.org/10.1007/b105001
BORBA, Marcelo. SOUTO, Daise. CANEDO JUNIOR, Neil. Vídeos na Educação Matemática. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2022.
COSTA, Rosicácia. Aprendizagem da Matemática com cartoons: qual o papel das tecnologias digitais? Orientadora: Daise Lago Pereira Souto. 2017. 175. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação strictro Sensu - Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2017.
DOMINGUES, Nilton. Festival de vídeos digitais e Educação Matemática: uma complexa rede de Sistemas Seres-Humanos-Com-Mídias. Orientador: Marcelo de Carvalho Borba. 2020. 279. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2020.
ENGESTRÖM, Y. Learning by Expanding: an activity-theoretical approach to developmental research. versão online ed. Hesinki: Orienta-Konsultit, 1987.
FERNANDES, Filipe Santos. GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos. Revista de Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, Volume 14, 2021. DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12785
FONTES, Bárbara. Vídeo, comunicação e Educação Matemática: um olhar para a produção dos licenciandos em Matemática da educação a distância. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2019.
ROSA, Maurício. SOUTO, Daise Lago Pereira. Mathematics Education and Digital Technologies: how are media, artifacts, instruments, tools and technological means presented? Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 13(3), 1-12. https://doi.org/10.37001/ripem.v13i3.3614. 2023. DOI: https://doi.org/10.37001/ripem.v13i3.3614
SOUTO, Daise Lago Pereira. Transformações Expansivas em um Curso de Educação Matemática a Distância On-line. 2013. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.
SOUTO, Daise. Transformações expansivas na produção Matemática on-line. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.
SOUTO, Daise Lago Pereira. BORBA, Marcelo de Carvalho. Seres Humanos-Com-Internet Ou Internet-Com-Seres Humanos: Uma Troca De Papéis? Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 2016.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 328
- PDF downloads: 192