Práticas socioculturais investigadas no povo Kalunga e suas implicações para a formação de professores
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023007.id546Palavras-chave:
Práticas socioculturais Kalunga, Abordagem interdisciplinar, Práticas matemáticas culturais, Formação de professoresResumo
Neste artigo apresentamos uma descrição comentada sobre práticas socioculturais registradas investigadas nas Comunidades Remanescentes de Quilombo Kalunga e Kalunga do Mimoso. Foi realizada um pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, com foco na cultura da comunidade em questão, com ênfase nas informações relacionadas aos processos socioculturais praticados. Para obtenção das informações realizamos entrevistas semiestruturadas, observações e registro em caderno de campo, fotografias e videografias nas referidas comunidades. Das análises resultaram apontamentos indicadores de que a formação obtida pelos professores nas licenciaturas, não envolvem as realidades das comunidades campesinas e quilombolas presentes na região. Assim, propomos uma reorientação dos cursos de formação inicial e continuada de professores em que as práticas mapeadas e descritas possam ser relacionadas aos conteúdos escolares de forma interdisciplinar, possibilitando a promoção de sentidos e significados, por meio da inclusão na ação docente, das atividades praticadas nas comunidades quilombolas, intencionando promover uma aprendizagem matemática escolar integrada com e baseada nessas práticas socioculturais.
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