Arquivos e acervos institucionais como fontes para pesquisas historiográficas sobre o ensino de Matemática no Pará
DOI:
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n49.e2024004.id659Palavras-chave:
Arquivos, Acervos, Pesquisa historiográfica, História da Educação Matemática, Fonte de PesquisaResumo
Este artigo tem como foco central os arquivos e acervos institucionais com vistas a mostrar que esses espaços podem ser tomados como fontes de pesquisas historiográficas referentes à história da Matemática e do seu ensino, no Pará. Meu objetivo é mostrar que os acervos documentais contêm materiais relevantes para a pesquisa histórica e que sua exploração investigativa é potencial para a escrita da história da Matemática e da Educação Matemática no Pará. Para tanto, tomei como recorte principal os livros e manuais pedagógicos de Matemática, as revistas pedagógicas relacionadas ao ensino de Matemática no Pará entre o século XVIII e as primeiras décadas do século XX. Tais materiais foram identificados em pesquisas realizadas nos acervos do Grêmio Literário Português, da Escola Normal do Pará e do Arquivo Público do Pará. Os resultados apresentam informações sobre o acesso às fontes indicadas no artigo, para que possam explorá-las em outras pesquisas futuras a respeito do tema focado no artigo.
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