Aliança Entre Hm, Tdic E Im: Fundamentos E Aplicações

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p117-136.id239

Palavras-chave:

Aliança, História da Matemática, cnologias Digitais da Informação e da Comunicação, Investigação Matemática

Resumo

Alicerçada em três tendências em Educação Matemática surge a aliança entre História da Matemática (HM), Tecnologias Digitais em Informação e Comunicação (TDIC) e Investigação Matemática (IM). Considerando que cada uma das referidas tendências possui argumentos favoráveis ao uso em prol do ensino e aprendizagem de Matemática isoladamente, a aliança busca conexão desses de modo a compor mais uma proposta pedagógica no campo da Educação Matemática. Baseia-se assim, por exemplo, nos argumentos favoráveis ao uso da HM de Miguel e Miorim (2019), nas considerações da informática na Educação Matemática de Borba e Penteando (2019) e nas ponderações da IM de Ponte, Brocardo e Oliveira (2019), delineando ainda um constructo que perpassa por outras referências de aspectos teórico e metodológicos. Nessa ótica, nesse artigo almeja-se realizar uma apreciação do delineio da aliança e seus fundamentos juntamente com a apresentação de práticas que emergem da elaboração de produtos educacionais respaldados na mesma a partir de pesquisa da abordagem qualitativa. Desse modo, perpassa pelos moldes da aliança entre HM, TDIC e IM apontando como resultado parâmetros de sua elaboração, termos e expressões inerentes, nortes metodológicos para elaboração de proposta, entre outros aspectos.

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Publicado

2020-04-30
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Como Citar

COSTA DE SOUSA, Giselle. Aliança Entre Hm, Tdic E Im: Fundamentos E Aplicações. REMATEC, [s. l.], v. 15, p. 117–136, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p117-136.id239. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/127. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos