ETNOMATEMÁTICA: O ASPECTO SOCIOCULTURAL DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Autores

  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Daniel Orey Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Etnomatemática, Influências socioculturais, Dualidade entre saberes, Práticas matemáticas

Resumo

O aspecto sociocultural das práticas matemáticas utilizado em sala de aula está relacionado com o conteúdo matemático e com os processos de associação desse conteúdo  com  as  abordagens pedagógicas,  que  são  utilizadas  para  o  ensino  e aprendizagem dessa disciplina. Nessa perspectiva, a aquisição do conhecimento matemático é influenciada de acordo com as considerações socioculturais dos indivíduos que participam da comunidade escolar. Um dos objetivos desse artigo teórico é discutir a dualidade entre o conhecimento matemático adquirido dentro e fora do ambiente escolar e como esse aspecto dual pode influenciar o ensino e aprendizagem da matemática. Outro objetivo é utilizar os aspectos socioculturais da matemática por meio da ação pedagógica do programa etnomatemática no currículo matemático. Essa discussão pode desencadear uma ação crítico-reflexiva sobre as ações pedagógicas, na perspectiva etnomatemática, com relação ao aspecto sociocultural das práticas matemáticas, que é necessária para o trabalho educacional a ser desenvolvido com as comunidades escolares.

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Publicado

2012-11-04
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Como Citar

ROSA, Milton; OREY, Daniel. ETNOMATEMÁTICA: O ASPECTO SOCIOCULTURAL DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. REMATEC, [s. l.], v. 7, n. 11, 2012. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/365. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos