PESQUISAS SOBRE DISCALCULIA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Cláudia Rosana Kranz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lulu Healy Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Palavras-chave:

Discalculia, Educação Matemática e Neurociência, Psicologia histórico-cultural

Resumo

Este artigo aborda aspectos relacionados ao desenvolvimento da discalculia, que vem sendo associada a dificuldades específicas na aprendizagem matemática. A fim de identificar concepções e perspectivas acerca dessa temática, localizamos uma amostra de pesquisas desenvolvidas no Brasil. No pequeno número de dissertações, teses e artigos científicos encontrados, as definições de discalculia e a forma como é diagnosticada tendem a enfatizar fatores  biogenéticos  e  neurológicos,  em  detrimento  de  fatores  sociais  e culturais. Nesses trabalhos, está implícita uma visão do potencial de desenvolvimento da capacidade matemática como algo que é altamente dependente de fatores cerebrais individuais. Em contrapartida, nossas reflexões acerca dessa questão são ancoradas na psicologia histórico-cultural, que traz uma abordagem alternativa ao modelo de déficit atual, de modo a compreender o  desenvolvimento  de  habilidades   matemáticas  mediado  pelos  recursos culturais, históricos e sociais, juntamente com aqueles de origem biogenética e neurológica. Também estudos sobre a temática do artigo, realizados em outros países, são trazidos, de modo a apontar limitações de atuais estudos neuropsicológicos, questionando se a discalculia é puramente associada a um distúrbio cerebral basicamente congênito.

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Publicado

2013-08-10
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Como Citar

KRANZ , Cláudia Rosana; HEALY, Lulu. PESQUISAS SOBRE DISCALCULIA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. REMATEC, [s. l.], v. 8, n. 13, p. 59–83, 2013. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/348. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos