A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Formação Inicial de professores, Curso de Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Ensino de Matemática

Resumo

O presente artigo é fruto de minhas reflexões como pesquisadora e formadora de professores que ensinam Matemática. Tem o objetivo de proporcionar algumas reflexões sobre formação inicial de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia. Discute o conhecimento profissional para ensinar Matemática frente a estudos de vários autores, analisa dados de cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática, apresenta reflexões e desafios que esses cursos enfrentam e algumas perspectivas para formação de professores para ensinar Matemática.  Defende a corrente de pensamento que compreende fazer parte da formação de professores que ensinam Matemática o desenvolvimento de conhecimentos profissionais articulados, ou seja, uma articulação entre conhecimentos matemáticos e conhecimentos didático pedagógicos. Apresenta diferenças na formação para ensinar Matemática nos cursos de Pedagogia e na Licenciatura em Matemática. Vislumbra perspectivas de melhoria desses cursos com a ampliação dos cursos de Pós Graduação em Ensino de Matemática e a aceitação de Pedagogos nesses cursos.

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Publicado

2011-11-04
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Como Citar

CURI, Edda. A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. REMATEC, [s. l.], v. 6, n. 9, p. 123–134, 2011. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos