O letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p96-116.id238

Palavras-chave:

Letramento matemático, BNCC, Sequência Fedathi, Contexto sociocultural

Resumo

O letramento é indissociável do contexto social e cultural, e deve compreender a realidade dos educandos. A Base Nacional Comum Curricular-BNCC (BRASIL, 2018) apresenta o letramento como condição para a alfabetização. Objetivamos com esse estudo favorecer a elaboração de conjecturas, formulação e resolução de problemas matemáticos, a partir do letramento matemático. Para tanto, realizamos e apresentamos reflexões sobre as unidades temáticas da BNCC de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo redes de reflexões sobre conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas didáticas, aliadas a metodologia Sequência Fedathi(SF). Os resultados apontam a necessidade de atividades na perspectiva do letramento que favoreçam a formação continuada dos professores dos anos iniciais.

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2020-04-30
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Como Citar

COSTA DOS SANTOS, Maria José. O letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental. REMATEC, [s. l.], v. 15, p. 96–116, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p96-116.id238. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/126. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos