Redes sociais e história digital

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023004.id509

Palavras-chave:

Redes sociais digitais, fontes natas digitais, história digital, Historiografia, história do tempo presente

Resumo

O artigo aborda a constituição do campo da História Digital, as formas como os historiadores estão investigando as fontes virtuais que são produzidas e circulam nas redes sociais digitais, apontando algumas dificuldades e cuidados que os historiadores precisam tomar ao realizar a crítica destas fontes. Discute a monopolização e controle da internet, através das redes sociais digitais e dos algoritmos por parte das plataformas tecnológicas, como o Google, Twitter, Facebook, You tube e a centralidade que estas adquiriram no debate público nas últimas décadas. As redes são espaços virtuais de sociabilidades, interação e ativismo político, amizades, relações afetivas, privacidade, entretenimento, comunicação, letramento, imaginário, de circulação das ideias e de trabalho, e por isto os historiadores do tempo presente, interessados nos aspectos sociais, políticos e econômicos das sociedades contemporâneas, não podem desprezar estes registros construídos nas redes, que pertencem a uma cultura cibernética, ou o potencial das redes como método de investigação histórica, de divulgação e de construção coletiva do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora El-Jaick Andrade, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2008). É Professora Associada da área de Teoria e Metodologia da História na Universidade Federal Fluminense -RJ (UFF), desde 2010. Tem experiência na área de História Contemporânea e Brasil Império, com ênfase em Teoria da História, Metodologia e Historiografia. É coordenadora do Laboratório de História Política e Cultura (UFF) e membro do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (UFRRJ). Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em História Comparada (UFRJ). Pesquisa os temas teoria e filosofia da história, história intelectual e história dos intelectuais, imprensa, história da leitura e da literatura, teoria política e pensamento social no século XIX, historiografia e Romantismo, revisionismo, negacionismo e memoria. Comunicação,,teatro, arte e indústria cultural, mídia e cultura de massa nos séculos XIX e XX.

Referências

ALMEIDA, Fábio Chang. O historiador e as fontes digitais: uma visão acerca da internet como fonte primária para pesquisas históricas. Aedos, vol. 3, n. 8, Janeiro -Junho de 2011.

ALZAMORA, Geane. “Redes Sociais”. Enciclopedia INTERCOM de Comunicação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010, p. 1047. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/04/politica/1522878909_793429.html. Acesso em 22 de agosto de 2021.

BARROS, José D’Assunção. Fontes históricas. Introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis: Vozes, 2019.

BOYD, Danah.; ELLISON, Nicole. Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, Volume 13, Issue 1, 1 October, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x

BURKE, Peter, BRIGGS, Asa. Uma história social da mídia. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006 . [pdf]

CAMBRIDGE Analytica: Facebook’s Mark Zuckerberg summoned to UK parliament in data misuse case. DW. (2018?). Disponível em: https://www.dw.com/en/cambridge-analytica-facebooks-mark-zuckerberg-summoned-to-uk-parliament-in-data-misuse-case/a-43055148. Acesso em 22 de agosto de 2021.

CASTELLS, Manuel. La galaxia internet. Barcelona: Cultura libre, 2001.

CASTELS, Manuel. Redes de indignação e esperança. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

CHARTIER, R. Do códice ao monitor. Estudos Avançados. São Paulo: USP, v. 8 n. 21, 1994. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40141994000200012

CHARTIER, Roger. A aventura do livro. Do navegador ao leitor. São Paulo: Unesp, 1998.

CLARKE, I.; GRIEVE, J. Stylistic variation on the Donald Trump Twitter account: A linguistic analysis of tweets. PLoS ONE. California, v. 14 n. 9: September 25, 2019.

https://doi.org/10.1371/journal.pone.0222062 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0222062

DANESI, Marcel. Dictionary of media and communications. New York: Routledge, 2009.

FINKIELKRAUT, Alain. Internet, el éxtasis inquietante. 1ª ed. Buenos Aires: Libros del Zorzai, 2006.

GODOY, Juan Diego, Twitter suspende permanentemente a conta de Trump. El País. 8 de janeiro de 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/tecnologia/2021-01-09/twitter-suspende-permanentemente-a-conta-de-trump.html. Acesso em 22 de agosto de 2021.

LADURIE, Emmanuel Le Roy. “L’historien et l’ordinateur” in Le territoire de l’historien, Paris : Éditions Gallimard, 1973.

LINGEL, Jessa. The gentrification of internet: how to claim our digital freedom. California, California University Press, 2021. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520975705

LÉVY, Pierre. Pela ciberdemocracia. In: MORAES, Denis.(org.) Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro: Record, 2010.

LUCCHESI, Anita. Memorecord. Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/memorecordlux?locale=pt_BR

MUDDE, Cas. The far right today. Cambridge, UK, Polity Press, 2019.

NOIRET, Serge. História Pública Digital. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.11, n.1, p. 28-51, maio 2015, Disponível em http://www.ibict.br/liinc DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v11i1.797

NOIRET, Serge, Storia contemporanea digitale, in Rolando MINUTI (ed.), Il web e gli studi storici : guida critica all’uso della rete, Roma : Carocci, 2015, Studi Superiori, pp. 267-300 . Disponível em https://hdl.handle.net/1814/36956

PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROMANI, Bruno. Lucro do Facebook aumenta 58% em 2020, mas empresa se prepara para ano difícil. Terra. 27 de janeiro de 2021.Disponível em https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/lucro-do-facebook-aumenta-58-em-2020-mas-empresa-se-prepara-para-ano-dificil,d46a37ef62123250df2f2cb780d7ebcdztij6xk6.html Acesso 22 de agosto de 2021.

ROSENZWEIG, Roy. Clio conectada. O futuro do passado na era digital. Belo Horizonte: Autentica, 2022.

RYAN, Johnny. A history of the Internet and the digital future. London: Reaktion books, 2010.

SHOSHANA, Zuboff . A era do capitalismo de vigilância : a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. 1. ed. Rio de Janeiro : Intrínseca, 2020.

SILVA, Douglas Vieira da. Brasil é o 4º país com mais usuários no Facebook na quarentena. Tecmundo. 27/05/2020.

TESLA ultrapassa Facebook em valor de mercado. Terra. 8 de janeiro de 2021. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/tesla-ultrapassa-facebook-em-valor-de-mercado,192d7b0deebb9e04545d6262388c53c2fsby2j5r.html

THORBECKE, Catherine. Facebook hit with antitrust lawsuit from FTC and 48 state attorneys general. Abc News. 9 de dezembro de 2020. Disponível em: https://abcnews.go.com/Business/facebook-hit-antitrust-lawsuit-ftc-48-state-attorneys/story?id=74623634. Acesso em 22 de agosto de 2021.

TUFEKC, Zeynep. Twitter and Tear Gas. The power and fragility of the networked protest. London&New Harven: Yale University Press, 2017.

VAN Dijk, Jan A.G.M.. Inequalities in the Network Society.in K. Orton-Johnson & N. Prior (Eds.), Digital sociology: critical perspectives (pp. 105-124). Basingstoke: Palgrave MacMillan, 2013. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137297792_8

VITORIO, Tamires. Facebook fica mais perto de 3 bilhões de usuários ativos e receita cresce em 2020. Exame Invest. 27/01/2021. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/facebook-fica-mais-perto-de-3-bilhoes-de-usuarios-ativos-e-receita-cresce-em-2020/. Acesso em 22 de agosto de 2021.

WATSON, James, HILL, Anne. Dictionary of Media and Communication Studies. UK, New York: Bloomsbury Academic, 2012.

WOODWARD, Matthew. Social media user statistics: how many people use social media? Disponivel em https://www searchlogistics.com/learn/statistics/social-media-user-statistics/

WU, Tim. Impérios da comunicação. Do telefone à internet, da AT&T ao Google. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

ZAAGSMA,Gerben. On digital History. Bmgn. Low Countries Historical Review. Volume 128-4 (2013). DOI: https://doi.org/10.18352/bmgn-lchr.9344

Downloads

Publicado

2023-08-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 260
  • PDF downloads: 213

Como Citar

ANDRADE, Débora El-Jaick. Redes sociais e história digital. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 44, p. e2023004, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023004.id509. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/509. Acesso em: 4 maio. 2024.