A importância do erro do aluno em processos de ensino e de aprendizagem

Autores

  • Ivone da Silva Salsa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Erro do aluno, Formação docente, Avaliação

Resumo

Neste artigo, o objeto de minhas reflexões é o erro do aluno na sua dimensão didático-pedagógica, isto é, o erro em cenários nos quais são desenvolvidos processos formais de ensino e de aprendizagem. Pesquisas  têm  mostrado  que,  amiúde,  esse  erro  é  percebido  pelo  professor  como  um  elemento negativo, quase sempre consequência da falta de atenção ou de estudo do aluno, tendo como destino, sua eliminação. No decorrer das discussões aqui entabuladas, defendo a tese de que o erro do aluno, gerado nas entranhas dos processos de ensino e de aprendizagem, constitui-se em uma ferramenta mediadora do conhecimento, podendo ser um grande aliado às ações didáticas do professor em suas tarefas  de  ensino.  Para  sustentar  minha  defesa  sobre  o  referido  objeto  de  estudo  teci  minhas discussões, amparada nas ideias propostas por Giordan (1985); Aquino (1997); Luckesi (2006); Cury (1994; 2005; 2007; 2008); Pinto (2002); Torre (2007); Hoffmann (2007). Esses e outros autores têm iluminado minha jornada de estudos, ajudando-me a compreender mais profundamente o erro do aluno na dimensão didático-pedagógica. Com este artigo espero despertar a atenção para este campo do Saber, pois, acredito que a análise do erro do aluno tem muita contribuição a dar às ações didáticas do professor, e, por isso mesmo, esse erro deve ser encarado como uma luz que traz à tona lacunas no processo de aprendizagem, fornecendo dessa maneira, valiosas pistas para os procedimentos de ensino.

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Referências

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Publicado

2017-12-22
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Como Citar

SILVA SALSA, Ivone da. A importância do erro do aluno em processos de ensino e de aprendizagem. REMATEC, [s. l.], v. 12, n. 26, 2017. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/236. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos